quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto‏


Participe nas próximas ações de plantação, manutenção e monitorização de árvores nativas
FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto
Estas ações estão integradas no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, uma iniciativa cuja meta até 2015 é reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, e cuidar destas áreas.

Neste momento está em curso em Arouca, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, S. João da Madeira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde. Na época passada foram plantadas 11.500 árvores nativas com a participação de mais de 30 organizações e 2.000 voluntários.

Entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013 assumimos conjuntamente a meta de plantar 22.000 novas árvores e continuar as tarefas de erradicação de espécies infestantes, de limpeza de áreas e de monitorização das nossas ações. 
CALENDÁRIO3 de novembro | Monitorização da plantação da época anterior
Sardoeira | Trofa | 09h30 - 13h00
Entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012 plantamos 4239 árvores nativas na Sardoeira, uma área no concelho da Trofa. Esta manhã vamos averiguar qual é o estado dessas árvores, estudar a taxa de sobrevivência média e ainda plantar cerca de 200 árvores. Se quer conhecer bem este projeto, aprender coisas e dar um contributo para este sonho comum - uma área metropolitana com floresta nativa - apareça! Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal da Trofa e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.
8 de novembro | Projeto FUTURO – 100.000 árvores
e-learning café UP| Porto | 17h30 – 19h00
Uma conversa pensada para as pessoas que conhecem ou não o projeto das 100.000 árvores. Faremos uma apresentação simples sobre os motivos que nos levam a plantar árvores e cuidar das florestas nativas, bem como o que estamos a fazer e como. Não é precisa inscrição para esta atividade. Basta aparecer à hora marcada no simpático e-learning café (junto à estação de metro do Pólo Universitário).
10 de novembro | Plantação
Serra de Santa Justa | Valongo | 09h30 - 13h00

Faremos um controlo de vegetação e retancha (substituição de árvores mortas), bem como algumas ações para reduzir e evitar a concorrência da vegetação herbácea e arbustiva. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Valongo.
10 de novembro | Plantação
Castro do Monte Padrão | Santo Tirso | 09h30 - 13h00

Faremos um controlo de vegetação e retancha (substituição de árvores mortas), bem como plantação de novas árvores nativas. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.
O FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (Cre.Porto), uma plataforma com dezenas de entidades que colaboram para desenvolver projetos inovadores e relevantes para a sustentabilidade da região. A rede é coordenada pela Área Metropolitana do Porto e pela Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Calendário até 2013 sujeito a alterações de última hora, nomeadamente devido às condições meteorológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário