quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comunicado | Quercus assinala hoje 27 Anos de existência: Prémio Quercus 2012 para Raimundo Quintal e Herdade do Freixo do Meio‏


logo

Quercus assinala hoje 27 Anos de existência
Prémio Quercus 2012 para Raimundo Quintal e Herdade do Freixo do Meio



A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, Organização Não Governamental de Ambiente com maior intervenção à escala nacional, comemora hoje, dia 31 de Outubro, o seu 27º aniversário, com a realização de um jantar comemorativo onde será atribuído o Prémio Quercus 2012. Este jantar decorrerá pelas 19:30 horas, no Hotel Radisson Blu Lisboa (Campo Grande) e no final do mesmo terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio Quercus, que este ano galardoou o Professor Doutor Raimundo Quintal e a Herdade do Freixo do Meio, ex-aequo.

A Quercus tem constituído uma referência de intervenção ambiental ao longo da sua existência, com uma análise crítica e participada sobre as opções políticas e da sociedade portuguesa nos domínios do ordenamento do território, conservação da natureza, energia e alterações climáticas, recursos hídricos, resíduos, entre outros. A sua implementação regional através de quase duas dezenas de Núcleos permite-lhe uma acção próxima dos problemas locais. O trabalho desenvolvido pela Quercus é na grande maioria assegurado por voluntários.

Na comemoração dos seus 27 anos de história, a Quercus decidiu, através de decisão participada dos seus órgãos, atribuir o Prémio Quercus 2012, ex-aequo, ao Professor Doutor Raimundo Quintal e à Herdade do Freixo do Meio, pelo trabalho meritório que ambos têm realizado na área do Ambiente, tanto ao nível nacional, como internacional.

Raimundo Quintal nasceu no Funchal (Madeira), em 1954, tendo-se licenciado e doutorado em Geografia, pela Universidade de Lisboa. É autor de diversos livros e numerosos artigos nas áreas da Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental, assim como realizador de documentários sobre património natural e cultural, exibidos em televisões nacionais e internacionais. É igualmente sócio fundador e Presidente da Direcção da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal.
Foi Vereador do Pelouro do Ambiente, Educação e Ciência da Câmara Municipal do Funchal, de Janeiro de 1994 a Janeiro de 2002. Entre os projectos de conservação da natureza, de requalificação paisagística e de educação ambiental que liderou, destacam-se a criação do Parque Ecológico do Funchal. Posteriormente tem tido uma acção muito prática na reflorestação das serras do Funchal e na defesa do património natural da região, manifestando-se contra alguns projectos megalómanos que atentam contra o Ambiente e defendendo políticas mais interventivas, nomeadamente no que respeita aos inúmeros riscos que a Região corre devido à acção humana e orografia, por exemplo aquando aluviões (como o de 20 de Fevereiro de 2010) e os incêndios (como o de 2010 e 2012).

A Herdade do Freixo do Meio é uma herdade alentejana, actualmente com 440ha de montado de sobro e azinho, próxima de Montemor-o-Novo, totalmente convertida ao Modo de Produção Biológico, desde 2001. A actual gestão, efectuada pela Sociedade Agricola Freixo do Meio, Lda, iniciou-se em 1990 após o período em que a herdade foi nacionalizada. Na procura de uma actuação responsável, o projecto do Freixo do Meio desenvolveu-se centrado no desempenho de funções sociais de forma compatível com o funcionamento do nosso planeta. Trabalho, alimento, energia, saúde, lazer, formação, investigação, preservação, cultura, procurando uma redução progressiva da pegada ecológica, a transição para uma realidade pós-carbono e uma crescente autonomia de recursos. Para além da produção da maioria das matérias-primas da dieta mediterrânica, a Herdade apostou também nos serviços turístico-didacticos, que surgiram naturalmente com o objectivo principal de aproximar a sociedade em geral do projecto. Compreendem hoje a visita guiada, percursos pedestres, refeições tradicionais, alojamento, passeios de burros, a cavalo. O projeto compreende ainda uma área de gestão ambiental e de preservação, onde se destaca o plano de conservação do gato bravo, a reserva genética do Cavalo sorraia, e a Microreserva do Carvalhal da Barranca da loba. Iniciou-se em 2012 a multiplicação certificada de sementes regionais de leguminosas e de hortícolas.


O Prémio Quercus

O Prémio Quercus foi instituído com o objectivo de distinguir entidades, empresas ou cidadãos que se evidenciem na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável:

- Em 2004, primeiro ano em que o Prémio Quercus foi atribuído nos moldes actuais, a “Plataforma Nunca Mais” foi a distinguida em reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido em sequência do desastre ocorrido com o petroleiro “Prestige”, em Novembro de 2002, que contaminou de forma extensa o mar e a costa da Galiza, ameaçando também o território Português.

- Em 2005 o Prémio foi atribuído a Gonçalo Ribeiro Telles e José Sá Fernandes pelo empenho na defesa do ambiente e de um adequado ordenamento do território.

- Em 2006 a Câmara da Chamusca e o Eng. Gomes Pedro foram os distinguidos, respectivamente pela forma exemplar como desenvolveu o processo de participação pública na discussão da instalação de um CIRVER (Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos) e por toda uma vida dedicada ao estudo e preservação da flora, quer em Portugal, com um trabalho extenso desenvolvido sobre a vegetação da Arrábida, quer no continente Africano.

- Em 2007 o galardoado pelo Prémio Quercus foi o programa BIOSFERA, produzido para a RTP pela Farol de Ideias, pela forma exemplar como manteve as questões de ambiente em discussão ao longo de um período em que outros temas, nomeadamente económicos e sociais, ganhavam importância nos media portugueses.
- Em 2008 a Junta de Freguesia da Ericeira foi distinguida com o Prémio Quercus por ter vindo a demonstrar, através de um conjunto alargado de projectos, o seu empenho e a sua insistência em ser um contributo para a minimização dos problemas ambientais, juntamente com, a título póstumo, o Dr. José Cardoso da Rocha, reputado Cirurgião-Pediatra, por ter sido um dos pioneiros da Agricultura Biológica em Portugal.
- Em 2009 o Prémio Quercus foi atribuído ao Engenheiro Silvicultor e Arquitecto Paisagista António Facco Viana Barreto pela sua longa carreira dedicada ao ordenamento do território e por ter sido o ideólogo de instrumentos jurídicos essenciais nessa área, juntamente com, a título póstumo, Veríssimo de Freitas da Silva Borges, Biólogo e ambientalista, pelo contributo de toda uma vida à causa ambiental revelando-se um dos mais activos dirigentes da Quercus e, no contexto açoriano, uma das vozes mais insistentes na defesa dos valores ambientais.
- Em 2010, foram distinguidos com o Prémio Quercus, Carlos Pimenta, Engenheiro Electrotécnico, e Luísa Schmidt, Socióloga e Investigadora, o primeiro galardoado destacando-se por ter deixado uma marca de competência e determinação na promoção da sustentabilidade aquando da sua passagem pela governação de Portugal, entre 1983 e 1987, como Secretário de Estado do Ambiente e a segunda galardoada pela promoção da análise social acutilante das questões ambientais e da sustentabilidade, através de projectos de investigação e divulgação destas temáticas junto da sociedade portuguesa.

- Em 2011, o Prémio Quercus foi atribuído ao Parque Biológico de Gaia e a Viriato Soromenho-Marques, o primeiro pelos quase 30 anos de trabalho em prol do Ambiente, nomeadamente ao nível da Educação Ambiental em Portugal e o segundo, pela intensa actividade ligada à defesa do ambiente que desenvolve desde 1978, destacando no seu percurso a coordenação científica do Programa Gulbenkian Ambiente.

Lançamento do novo site da Quercus

Por ocasião do seu 27º aniversário, a Quercus lança também uma versão totalmente nova do seu site oficial na Internet - em www.quercus.pt - com uma imagem mais limpa, moderna e organizada, permitindo uma pesquisa de conteúdos e um conhecimento do universo da Associação mais eficaz. Neste novo site, que conta com uma loja online em breve disponível, está também integrada a Quercus TV, uma plataforma de vídeo que mostrará conteúdos da autoria da Quercus, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário