domingo, 21 de outubro de 2012

Ação de voluntariado para preservação da Floresta Relíquia


Dia 26 de outubro, na Mata Nacional do Buçaco


Tendo como objetivo preservar a Floresta Relíquia – uma das últimas manchas de floresta primitiva na Região Centro – a Fundação Mata do Buçaco lança um apelo para uma grande congregação de esforços, que permita criar uma faixa de gestão de combustível e de controlo de espécies invasoras ao longo do muro que delimita a Mata. A Floresta Relíquia alberga três habitats diferentes com grande valor conservacionista, que se encontram ameaçados.
Esta intervenção, a realizar dia 26 de outubro, complementa os trabalhos de conservação em curso na Mata Nacional do Buçaco, nomeadamente os de combate a espécies invasoras na mancha de cerca de 17 ha de Floresta Relíquia, enquadrados no projeto financiado pelo programa europeu LIFE + Natureza e Biodiversidade.

A ação conta com a participação e a mobilização do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial - que congrega cerca de 100 associados dos mais variados quadrantes da atividade económica e social. O GRACE promove, anualmente, através do seu projeto G.I.R.O. – Grace, Intervir, Recuperar, Organizar – ações de voluntariado empresarial a nível nacional.

Dada a importância desta intervenção, a Fundação Mata do Buçaco pretende ter no terreno meios humanos e técnicos adicionais, tendo pedido o apoio e a participação de: Câmara Municipal da Mealhada; Câmara Municipal de Penacova; Câmara Municipal de Mortágua; Direção Regional de Florestas do Centro – ICNF; Sapadores Florestais de Penacova; Bombeiros Voluntários da Mealhada e Proteção Civil; Bombeiros Voluntários de Penacova; Bombeiros Voluntários de Pampilhosa; Junta de Freguesia do Luso; Agrupamentos de Escuteiros.
A Fundação Mata do Buçaco convida a comunidade local a participar nesta ação, contribuindo para a defesa e conservação desta relíquia única.

Informações úteis:
Horário: 9h
Ponto de Encontro: junto à Loja da "Produtos da Mata"
Trazerem luvas e enxadas sempre que possível e calçado confortável;
As tarefas vão consistir em:
- arranque manual de acácias
- descasque de acácias
- remoção de material lenhoso para os contentores
- apoio às operações de estilha
- apoio logístico, como distribuição de águas
Nota: Todos os inscritos devem estar atentos, dois dias antes, aos mapas e instruções a publicar no nosso website e facebook.

Para mais informações e para inscrições (até às 18h de 24 de outubro) contactar a Fundação:
231 937 000 begin_of_the_skype_highlighting            231 937 000      end_of_the_skype_highlighting ou 
atividades@fmb.pt

-- 
Cândida de Sá
Sector de Comunicação
Fundação Mata do Buçaco | Mata do Buçaco | 3050-261 Luso
tel.: 231 937 000 begin_of_the_skype_highlighting            231 937 000      end_of_the_skype_highlighting | www.fmb.pt



Nenhum comentário:

Postar um comentário