sábado, 20 de outubro de 2012

InAlentejo aprova candidatura do CEBAL para estudo do património genético do sobreiro


O InAlentejo - Programa Operacional da Região Alentejo 2007-2013 aprovou a candidatura do projecto "GenoSuber – Sequenciação do genoma do sobreiro", liderado pelo CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral.
   Desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica, o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, a Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Gulbenkian de Ciência, o projecto tem início previsto para 2013 e visa o conhecimento do património genético do sobreiro, espécie florestal com maior interesse económico e social em Portugal.
   "O montado de sobro, base da indústria corticeira em que Portugal é líder mundial, assume uma importância ecológica e sócio-económica que justifica, por si só, a realização do projecto no nosso país", justifica ao "CA" fonte do CEBAL, acrescentando que a "sequenciação do genoma do sobreiro, feita com o recurso a tecnologia de última geração, permitirá um avanço no conhecimento e melhoramento genético da espécie".
   Nesse sentido, o trabalho dos investigadores do CEBAL vai incidir em questões relacionadas, por exemplo, "com o desenvolvimento da árvore, a formação da cortiça e as respostas a stress, com especial enfoque na resistência a doenças".
   "Este projecto, pioneiro a nível internacional, vai trazer uma nova dimensão à nossa fileira florestal, pela possibilidade de delineamento de estratégias de melhoramento da espécie, com importantes repercussões a médio e longo prazo no sector", conclui a fonte do CEBAL. In Correio do Alentejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário