sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Brasil faz primeiro inventário florestal em 40 anos

Brasil faz primeiro inventário florestal em 40 anos


O Brasil vai fazer o seu primeiro Inventário Florestal Brasileiro (IFB) em quarenta anos, aunciou o Ministério do Meio Ambiente brasileiro. O novo estudo pretende aprofundar o conhecimento a respeito das matas do país e, assim, traçar políticas públicas mais eficientes para o uso e conservação das florestas.
Entre outros dados, o inventário reunirá informações sobre os stocks de biomassa e carbono das florestas e as espécies de fauna e flora que habitam nesses locais, além do modo de vida da população. O inventário começou a ser feito em 2011, em fase de testes, nos Estados de Santa Catarina e Distrito Federal e será expandido este ano para a Floresta Amazónica.
Portugal, recorde-se, vai apresentar em breve o seu novo Inventário Florestal. Alguns resultados já são conhecidos.
De acordo com o Governo brasileiro, citado pelo Planeta Sustentável, o inventário será montado a partir da recolha de informações em 22 mil pontos do país, sendo que quatro mil deles estão na região amazónica. O projecto contará com a participação de universidades, instituições de pesquisa, governos locais e dos próprios moradores, que também serão entrevistados.
O custo total do novo inventário, cuja conclusão está prevista para 2016, é estimado em R$ 150 milhões (€55,8 milhões).
O primeiro e único inventário florestal do Brasil foi feito há quase 40 anos, na segunda metade da década de 1970. Os resultados da iniciativa foram divulgados em 1983 e, desde então, não mais actualizados. In Greesavers

Nenhum comentário:

Postar um comentário