quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cientistas usam resina para criar plástico biodegradável

Cientistas usam resina para criar plástico biodegradável


Conhecendo os efeitos devastadores que a poluição de plástico causa no meio ambiente, muitos cientistas estão a trabalhar na criação de alternativas sustentáveis para os materiais feitos de petróleo. Chuanbing Tang, em particular, está a estudar a forma como a resina das árvores se pode tornar em plástico reutilizável e biodegradável.
A seiva dos pinheiros é especialmente rica em hidrocarbonetos, sendo que a matéria tem uma composição semelhante à do petróleo. Por via da polimerização, ela pode ser modificada quimicamente para se tornar numa versão biodegradável dos plásticos comuns. Não tem ainda a mesma resistência do petróleo, mas Tang, da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, acabou de receber o prémio Career da National Science Foundation que lhe vai permitir investigar e tornar o componente num concorrente viável do petróleo.
“O objectivo é perceber como é que as composições macromoleculares ditam as propriedades dos materiais que fazemos”, explica o investigador. “Se conseguirmos estabelecer relações claras das propriedades estruturais, seremos capazes de alcançar os mesmos resultados que agora temos com os polímeros feitos a partir de petróleo.”
De acordo com a sua pesquisa, as moléculas derivadas de árvores são boas fontes de cicloalifáticos e estruturas aromáticas adequadas para a polimerização. Com rígidas estruturas moleculares e repulsa à água, elas podem tornar-se excelentes candidatas para uma série de novos plásticos, avança o Inhabitat.
As resinas naturais podem assim tornar-se em breve numa ferramenta importante para a criação de compostos mais sustentáveis do que os actuais combustíveis fósseis.
Foto: Sob licença Creative Commons In Greensavers

Nenhum comentário:

Postar um comentário