segunda-feira, 25 de março de 2013

Água Serra da Estrela e IKEA vão plantar 32 mil árvores



Água Serra da Estrela e IKEA vão plantar 32 mil árvores

A Água Serra da Estrela e a IKEA uniram-se numa parceria sustentável com a plantação de 32.000 novas árvores em Portugal, promovendo a reflorestação na zona da Serra da Estrela e nas áreas ambientais mais atingidas pelos incêndios do último Verão, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira.



A iniciativa, integrada na estratégia de sustentabilidade e cidadania responsável de ambas as empresas, culminou, no domingo, com a plantação simbólica de 200 árvores no Parque Natural Sintra-Cascais pelos colaboradores de ambas as empresas. As árvores, Freixos, Carvalho-negral, Amieiros Pretos e Tramazeiras, foram escolhidas pelo próprio Parque, e foram plantadas com o objectivo de arborizar com espécies autóctones a zona nordeste da Quinta da Peninha, recuperando a vegetação característica desta área.

Ao longo deste ano, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai proceder à plantação das restantes árvores nas principais áreas florestais do país.
As espécies seleccionadas serão escolhidas de acordo com as características das regiões a plantar e enquadradas nas necessidades específicas de cada zona.

De acordo com Vanessa Baptista, Brand Manager Água Serra da Estrela, «as serras de Portugal serão as principais zonas a contemplar neste projecto de reflorestação. Desde logo, a Serra da Estrela, devido à forte ligação que a marca Água Serra da Estrela tem com a sua origem, mas também outras serras de Portugal por terem sido fustigadas com incêndios no último ano. O objectivo é minimizar os efeitos dos incêndios e acelerar os respectivos processos de recuperação».

«Uma árvore não é apenas bonita. É muito mais do que isso. Absorve o dióxido de carbono, armazena a energia do sol e é uma fonte de oxigénio. Na IKEA, adoramos madeira e quase dois terços dos nossos produtos são feitos a partir daí. Até 2015, o nosso objectivo é que todos os materiais de decoração sejam feitos a partir de materiais renováveis, recicláveis ou reciclados. Em 2012, por exemplo, a madeira originária de florestas certificadas FSC (Forest Stewardship Council) aumentou para 22,6%, em relação ao ano anterior», explica Ana Teresa Fernandes, directora de Sustentabilidade da IKEA Portugal.

A parceria entre Água Serra da Estrela e a IKEA nasceu em 2011 e consiste na plantação de uma nova árvore por cada 30 garrafas de água vendidas nas lojas IKEA em Portugal. Em 2013, o número de árvores a plantar corresponde aos anos de 2011 e 2012, numa parceria que se pretende, continue a dar frutos no futuro.  in diário digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário