terça-feira, 26 de março de 2013

Curso de Introdução ao Quantum GIS‏


Exmos Srs. A Gistree, Lda. vem pelo presente apresentar a 1ª Edição do Curso de Introdução ao Quantum GIS a realizar nos dias 15,16 e 17 de Abril em Vila Real e em regime pós-laboral.
Com os melhores cumprimentos

Marco Magalhães
Sócio-Gerente

Enquadramento
Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System, do acrónimo/acrônimo inglês) é um sistema de hardwaresoftware, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenómenos que nele ocorrem.
O Quantum GIS, ou QGIS, é um software SIG Open Source multiplataforma de distribuição livre e gratuita, capaz de realizar diversas análises geográficas, possui um conjunto de extensões (plugins) que lhe confere mais funcionalidades e suporta variadíssimos tipos de ficheiros, quer vectoriais, quer matriciais.
Metodologia
Curso realizado em regime presencial com apoio tutorial.
Método expositivo, demonstrativo e ativo, suportado na realização de exercícios para desenvolvimento das competências pretendidas.
Objetivos
Pretende-se, com esta ação de formação, dar a conhecer um software SIG de domínio público, Open Source, compreender o SIG e os seus conceitos básicos. Também se pretende trabalhar com estruturas de dados diversas, criação e edição de informação em ambiente QGIS. No final do curso os formandos deverão conhecer os conceitos e funcionalidades fundamentais do SIG, possibilitando a utilização base do software QGIS e a compreensão de como estruturar um SIG Open Source numa entidade.
Destinatários
Sendo os SIG’s uma área transversal, esta ação é destinada a um grande universo de áreas de atuação, tais como, agricultura, floresta, ambiente, arquitectura, planeamento, arqueologia, bem como para técnicos da administração pública, de empresas privadas e estudantes.
Pré-requisitos: o formando deverá estar familiarizado com o ambiente Windows. Deverá levar o seu PC portátil para a ação da formação com o software QGIS já instalado.
Conteúdo Programático
·         Introdução aos Sistemas Informativos Territoriais Open Source
·         Introdução ao software Open Source – Quantum GIS
·         Instalação do QGIS
·         O ambiente de visualização do QGIS: ambiente gráfico e principais funções
·         A seleção por atributos e espacial
·         Criar e editar dados
·         Produção de layouts
·         Adicionar e trabalhar com camadas PostGIS
·         Adicionar dados WMS e WFS
·         Instalar complementos (plugins)
Formadores
Pedro Jorge de Sousa Ferreira. Licenciatura em Engenheira Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto de Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL). Experiência empresarial na área de Sistemas de Informação Geográfica, Sócio-Gerente da Gistree, Lda.
Marco Paulo Machado Magalhães. Licenciatura em Engenheira Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto de Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL). Experiência empresarial na área de Sistemas de Informação Geográfica, Sócio-Gerente da Gistree, Lda.
Duração total
12 horas.
Realização
Data: 15,16 e 17 de Abril
Horário Pós-laboral – 18h30 às 22h30 (3 dias).
Local: Escola E.B. 2,3 Diogo Cão (Rua Dr. Manuel Cardona - Vila Real)
Custo
Por formando – 50€+IVA
Número de Formandos
N.º Mínimo: 10
Mais Informações e Inscrições
Marco Magalhães - 967491842

Nenhum comentário:

Postar um comentário