quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Percurso Interpretativo no Tejo Internacional: Observação de Aves, anfibios e cogumelos‏

O Núcleo Regional da Quercus de Castelo Branco organiza no próximo dia 18 de Janeiro, um Percurso Interpretativo pelo Monte Barata em que o objectivo principal é a observação de Biodiversidade no Tejo Internacional e o contacto com a beleza e diversidade da paisagem, aprendendo a interpretar a fauna e flora associada a esta região.



O Parque Natural do Tejo Internacional tem um património natural riquíssimo devido à sua biodiversidade e permanece ainda em estado puro. A vegetação do parque inclui bosques de sobreiros e azinheiras e galerias de salgueiros (Salix sp.) ao longo dos rios, destaca-se a presença de numerosos cogumelos silvestres, comuns neste tipo de habitat. Regista-se a presença constante de espécies animais com elevado estatuto de conservação de entre os quais se destaca a colónia de Grifos (Gyps fulvus), a Águia-de-Bonelli (Hieratus fasciatus), Abutre-preto (Aegypius monachus) a Águia-imperial-ibérica (Aquilla adalberti), águia-real (Aquilla chrysaetos), nos anfíbios o Sapo-de-unha-negra (Pelobates cultripes), a Rela-meridional (Hyla meridionalis) e o tritão-de-ventre-laranja (Triturus boscai).

A actividade é gratuita e é aberta a sócios e não sócios da Quercus sendo que a inscrição é obrigatória.
A alimentação e o transporte até ao Monte Barata é da responsabilidade dos participantes. Para a realização desta actividade aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável apropriado para a época.

Programa: 
10.00h – Ponto de encontro no Monte Barata
10.30h – Breve briefing sobre a actividade a realizar e início da realização de um passeio pedestre
13.00h – Almoço picnic 
15.00h – Continuação da actividade 
18.00h – Final do Passeio 


Fátima Rodrigues 
Tel/fax: 272 324 272 
E.mail: castelobranco@quercus.pt
Website: www.quercus.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário