domingo, 19 de janeiro de 2014

Silvestres ‘cultivados’ com alto rendimento


por João Barbosa In Vida Rural 14 de Janeiro - 2014
O cultivo de cogumelos está a despertar interesse com o surgimento de vários pequenos produtores. Há quem prefira instalações de pequenas dimensões e produtos de venda de produto acabado e quem forneça produtos onde o acabamento está em estado natural. A Gumelo e a Mycotrend são dois casos de novos produtores, que cultivam os cogumelos de forma alternativa. 

João Cavaleiro é quem dá a cara pela Gumelo, empresa sediada em Almeirim e que produz caixas de cogumelos em borras de café.
Com 6.000 euros de investimento a empresa avançou com 30 metros quadrados de câmaras para multiplicação de fungos. Ao contrário do que à partida se poderia pensar, o cultivo de cogumelos não requer muita água. “Só precisamos de criar um ambiente húmido na sala de incubação, porque a matéria já vem com um grau ideal, ou quase, para o cultivo” – explica este empresário.
Mas qual é a vantagem das borras? João Cavaleiro explica que a variedade trabalhada pela empresa,pleurotus ostreatus, é lignícola, ou seja, cresce a partir de resíduos vegetais. “A borra de café é um resíduo que tem os constituintes necessários e que, se recolhida no momento ideal, está pasteurizada. É uma fonte de carbono, tem azoto, fibras e lenhina”.
Atualmente a Gumelo apenas produz em borras de café, mas João Cavaleiro não exclui a hipótese de um dia virem a abordar outros suportes. continua Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário