sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sessão de apresentação pública da ResiPinus, Associação de Destiladores e Exploradores de Resina


No próximo dia 18 de Janeiro de 2014, pelas 11h15 decorrerá no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a sessão pública de apresentação da ResiPinus, Associação de Destiladores e Exploradores de Resina. Esta sessão contará com a participação de profissionais do setor da resina e de vários convidados em representação do setor florestal, de entidades oficiais, e dos representantes da comunicação social que queiram participar e que aproveitamos para convidar através desta nota de imprensa. Contaremos também com a presença de representantes da Mesa de Resina de Castilha y León – Espanha - e do responsável da Fundação Cesefor pelo projeto Europeu Sust-Forest, que se debruçou sobre a investigação na área da resinagem com a participação de parceiros portugueses.
Para além da apresentação da ResiPinus, a sessão pública será composta por alocuções de convidados em representação de diversas entidades, exposição de equipamentos, e por apresentações sobre: a história da resinagem no nosso país; alguns resultados do projeto Sust-Forest; breve caracterização do sector em Portugal e no mundo.
A ResiPinus é criada com o intuito de associar os profissionais do setor diretamente dependentes e responsáveis pela produção e primeira transformação de resina natural com origem nos pinhais do nosso país. Apesar da ancestralidade da atividade e da importância de que a mesma se revestiu no nosso país, (existiu nomeadamente um organismo oficial dedicado ao tema, a “Junta Nacional dos Resinosos”), esta é a primeira organização criada para representar os profissionais envolvidos especificamente nestas atividades.
Continua in Agroportal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário