sábado, 3 de janeiro de 2015

Projeto Biodiscoveries


O Município do Barreiro apresentou a candidatura do Projeto Biodiscoveries – Invasive species control through public participation ao Programa LIFE+ (componente Natureza e Biodiversidade), uma iniciativa da Comissão Europeia, reforçando a sua estratégia de valorização e conservação do património natural do concelho.
Esta candidatura foi aprovada em 2014, tendo-se iniciado os respetivos trabalhos em julho, sendo a duração do projeto de cinco anos.
O projeto Biosdiscoveries (LIFE13 BIO/PT/000386) apresenta como objetivo o controlo de espécies invasoras na Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina, espaços que constituem a Reserva Natural Local do Barreiro. A sua característica distintiva, relativamente a outros projetos semelhantes, é a integração do voluntariado, procurando criar laços duradouros entre as pessoas, o combate às invasoras e a gestão do património natural.
Procurou-se uma alternativa aos modelos tradicionais de controlo de invasoras, tendo em conta a experiência acumulada em muitos outros projetos. Esta opção prende-se com a convicção de que os recursos envolvidos e o tempo necessário para manter um programa de controlo de invasoras, que seja eficaz, é dificilmente compatível com os recursos públicos disponíveis.

 Mais informação no site do Projeto aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário