terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Curso de Apicultura em Modo de Produção Biológico

 

Cartaz Apicultura em modo de produçao biologicaA prática da Apicultura é uma actividade que vem de tempos longínquos em que o Homem tinha apenas o papel de recolector. Na Apicultura, além dos benefícios económicos gerados com a produção de abelhas, mel, cera, pólen, própolis e veneno, é de salientar os enormes benefícios, resultantes da ação polinizadora das abelhas, sobre a maioria das árvores e pequenas plantas, contribuindo para a produtividade agrícola e uma maior sustentabilidade ambiental.

Objectivos
Capacitar os formandos com conhecimentos teóricos e práticos na área da produção de abelhas e dos outros produtos da colmeia, de forma a serem capazes de reconhecer e aplicar correctamente as operações adequadas ao seu maneio e produção, em MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO (MPB).
No final os formandos deverão ser capazes de:
- Descrever a anatomia e biologia da abelha;
- Identificar os materiais e equipamentos utilizados em apicultura;
- Ter conhecimento sobre:- A melhor localização para instalação de Apiário.
- O maneio geral e específico da colmeia para a produção de mel e outros produtos das abelhas, multiplicação de enxames, substituição de rainhas, cresta, extracção e enfrascamento de mel, em Modo de Produção Biológico. (MPB)

Módulo I: A Colónia de Abelhas - Enquadrar e capacitar os formandos com conhecimento no âmbito da Apicultura, designadamente conceitos sobre o sector apícola, anatomia e biologia da abelha, materiais e equipamentos e instalação de Apiário.

Enquadramento do sector apícola: Breve Resenha Histórica e Considerações Gerais sobre a Atividade Apícola.

Anatomia e ciclo biológico da abelha: Morfologia da Abelha; Diferenças entre Rainha, Obreira e Zangão; A vida no interior da colmeia; O Enxame como Unidade Zootécnica; Ciclo Anual da Colónia.

Materiais e Equipamentos Apícolas: Material de proteção; Material de Maneio; Material de Instalação de Enxames; Material de Cresta; Material de Extração de Mel; Material de Criação de Rainhas; Outros Materiais.

Instalação de um Apiário: Localização e Orientação do Apiário.


Módulo II – Maneio Geral e Específico: Capacitar os formandos com conceitos de maneio geral e específico das abelhas, através da preparação da colmeia para a produção de mel e/ou obtenção de outros produtos da colmeia; desdobramentos; alimentação; cresta e extração.
As "Casas das Abelhas": Colmeia móvel; O Cortiço; Vantagens e inconvenientes.
Preparação da colmeia para a produção de mel: Estimulação da Postura; Substituição das Cera.
Inspeção da colmeia: Observação das diversas fases da criação; Apreciação do comportamento de linguagem das abelhas; Distinguir Comportamento das Abelhas; Registos.
Demonstração de maneio: Multiplicação ou desdobramento da colmeia; Aplicação de medicamentos; Controlo das condições de postura; Alimentação de colmeias.
Alimentação das Abelhas: Alimentação natural; Alimentação artificial; Vantagens e desvantagens.
Substituição de rainhas: Substituição Natural; Substituição provocada; Introdução de rainhas em colmeias.
Cresta e Extração de mel: Regras e técnicas da cresta; Regras e técnicas de extração; Outros produtos da colmeia.

Módulo III – Organização e Economia Apícola: Capacitar os formandos com conceitos e conhecimentos de flora; profilaxia e tratamento; legislação; organização e economia apícola.

As abelhas e as plantas: Flora melífera; Flora polinífera; Polinização.
A transumância: Regras do transporte de colmeias; Encerramento das colmeias.
Análise sensorial do mel: Regras da Degustação de mel.
Patologia apícola: Doenças das abelhas adultas; Doenças da Criação; Doenças das abelhas e da criação; Intoxicações; Inimigos das Abelhas; Normas de envio de material biológico ao laboratório.
Legislação apícola: Legislação e Associativismo.
Méis certificados: Denominação de origem protegida e Indicação geográfica de proveniência.

Metodologia pedagógica

Método expositivo activo baseado na experiência e participação dos formandos com recurso a meios informáticos e técnicas de ensino tais como: exposição dialogada, demonstração, discussão em grupo e sessões práticas em apiário em atividade disponível para a execução das aulas práticas (de preferência em apiários dos formandos).

Duração – 20 horas

Local de realização das teóricas (práticas a definir): Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Braga

Datas: sextas (19h30 às 23h30) e sábados (9h às 13h), 12, 19, 20, 26 e 27 de fevereiro de 2016

Material essencial: Equipamento de Protecção Individual (fato de apicultura, máscara e luvas ou máscara-casaco e luvas)

Inscrições

On line em www.braga.quercus.pt até 7 de fevereiro. A taxa de inscrição é de 71€ para sócios e 87€ para não sócios. O curso só terá lugar se se inscreverem, pelo menos, 10 pessoas.

Mais informações através do telemóvel 927986133 ou braga@quercus.pt.

Ultrapassando os 20 formandos, haverá necessidade de fazer uma nova turma prática, das 14 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário