sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Jornadas de Inverno no Cabeço Santo.



by Paulo Domingues
2015 foi um ano de grandes desafios: o Projecto, nascido em 2006 numa área pedregosa da cabeceira do vale de São Francisco (o nº 2) desenvolveu-se para montante ao longo das cotas mais elevadas do Cabeço Santo ao mesmo tempo que criou “raízes” ao longo dos principais vales para depois “descer”, guiado pelas águas do ribeiro, e, em 2015, abraçar a aldeia do Feridouro e seguir o curso das águas até se “deter” nas margens da represa de Belazaima. E provavelmente não ficará por aqui. Por isso, mais do que nos últimos 9 anos, o projecto precisa e anseia pela dádiva de todos aqueles que sentem a recuperação da biodiversidade e da paisagem como um objectivo valioso e merecedor de grande atenção. E para lhes dar a oportunidade de realização aí estão as Jornadas Voluntárias de Inverno no Cabeço Santo. E no Inverno há tanto para fazer! Quase se poderia dizer que é no Inverno que se prepara todo o resto do ano. É o repouso reparador que acumula forças para a grande explosão da Primavera, a oficina de revisão, afinação, gestação, que só na Estação seguinte será posta em grande prova.
Vejam só o que temos para fazer: plantar árvores (claro!), semear árvores, reparar, podar e desbastar árvores, limpar vegetação perene concorrente, tratar das invasoras (este é todo o ano, já se sabe), finalmente semear para o próximo ano, em viveiro...
Este ano, naturalmente, as atenções centram-se nas novas áreas ribeirinhas, onde em 2015 já se removeram invasoras e se semeou. No Inverno continuar-se-á a semear, usando a técnica das bolas de sementes, mas como esta é, nas nossas condições, bastante experimental, e com resultados incertos, deveremos também complementar com plantações. O cuidado das áreas com alguns anos de intervenção será também prioritário.
Eis as datas propostas, num ambicioso plano de 5 jornadas:
Janeiro: 16 e 30
Fevereiro: 13 e 27
Março: 12
Mais detalhes úteis encontram-se na página dedicada à participação voluntária:https://ecosanto.wordpress.com/about/disponibilidade-inscritos/
DSC_0001
A magia do Inverno, no Cabeço Santo
Vamos fazer do 10º ano de vida do projecto um grande ano de trabalho em prol da natureza, da paisagem e da biodiversidade da nossa região! Até 2016, no Cabeço Santo! E Boas Festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário