Conhecer os cogumelos da Mata da Machada
No dia 5 de dezembro houve mais um Reserva o Sábado: Conhecer os Cogumelos da Mata da Machada, atividade esta inserida no Projeto Life Biodiscoveries. A ação foi conduzida pela Associação Micológica – EcoFungos que, com grande profissionalismo, conhecimento e boa disposição, levaram os 30 participantes a uma viagem pelos cogumelos que podem ser encontrados na Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata da Machada. Foram identificados aproximadamente 40 espécies de cogumelos, de diferentes cores, fragrâncias, formas e feitios, sem esquecer o alerta para o perigo de apanhar cogumelos selvagens sem conhecimento profundo dos mesmos, pois pode conduzir a problemas de intoxicação por vezes letais. Por se tratar de uma ação Biodiscoveries, foi dada ênfase à importância ecológica dos fungos na natureza e à necessidade de remover espécies invasoras de modo a permitir o crescimento saudável destes organismos. Num ecossistema em desequilíbrio, com a presença acácias e chorão, pode demorar décadas até à colonização do solo por parte de cogumelos de boa qualidade.
Os participantes ficaram também a conhecer vários tipos de acácia, o modo de descasque das mesmas, e a forma como podem contribuir para o Projeto, através de ações de participação pública.
|
|
A SIC no Biodiscoveries
No dia 8 de dezembro o Jornal da Noite do Canal SIC exibiu uma peça sobre o projeto Biodiscoveries. A jornalista, Carla Castelo, acompanhada pela equipa técnica deste projeto, teve oportunidade de conversar com o Vereador Bruno Vitorino e o Arquiteto Henrique Pereira dos Santos, coordenador do projeto, que fizeram um enquadramento do trabalho desenvolvido até aqui, da importância do controlo das invasoras, da principal característica do Biodiscoveries no que respeita à ativa participação pública e da envolvencia do público com esta área natural do concelho, que promove também um sentido de responsabilização deste pelo espaço. A Diretora do Estabelecimento Prisional Regional do Montijo, Maria Graça Silva, também entrevistada pela jornalista, sublinhou a importância de ações, na integração social da mão-de-obra reclusa, envolvida no projeto
|
|
Seminário em 2016
Depois do Seminário Técnico sobre "Espécies Invasoras", que decorreu a 29 de janeiro deste ano. o Biodiscoveries planeio um novo encontro para o primeiro trimestre de 2016. Provavelmente num molde diferente do habitual, o próximo seminário pretende ser mais interactivo, permitindo uma maior observação no terreno do trabalho desenvolvido. Mais novidades para breve.
|
|
Participe neste Projeto! Junte-se a nós aqui.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário