terça-feira, 21 de abril de 2009

Ambiente


Alterações climáticas ameaçam florestas

Cientistas avisam que, se as temperaturas subirem, as florestas podem libertar grandes quantidades de dióxido de carbono.

As alterações climáticas podem impedir as florestas de continuarem a ter um papel fundamental como pulmões da natureza, revela um relatório ontem citado pela BBC. A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) apresenta hoje no Fórum das Nações Unidas sobre Florestas o relatório em que alerta que estas áreas arborizadas estão sob um imenso stress devido às alterações climáticas, o que põe em causa o seu principal papel.

O relatório revela a forma como as mudanças no clima têm vindo a afectar o funcionamento das florestas. O maior problema é o aquecimento global do planeta. Segundo a BBC, nele se defende que se as temperaturas subirem 2,5ºC acima dos níveis registados na era pré-industrial, as florestas poderão libertar grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera. Os cientistas alertam, assim, para o risco de se estar a perder o papel fundamental das florestas como consumidoras de carbono.

"Normalmente pensamos nas florestas como travões do aquecimento global", refere Risto Seppala, do Instituto Finlandês de Investigação Florestal, que coordenou o relatório. "Mas ao longo das próximas décadas os danos provocados pelas alterações climáticas podem causar a libertação de enormes quantidades de dióxido de carbono pelas florestas, que assim irão contribuir mais para o acelerar o aquecimento global do planeta do que para o travar."

O especialista Andreas Fisch-lin, um dos 35 autores do relató- rio, alerta que "a única forma de garantir que as florestas não sofram danos irreparáveis é alcançar uma enorme redução nas emissões de gases de estufa".

O relatório adianta que as temperaturas elevadas, em conjunto com as secas prolongadas, as pragas e outros problemas ambientais, originarão a destruição e a degradação das áreas florestais.

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1206438&seccao=Biosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário