segunda-feira, 22 de junho de 2009

Participa no Censo de cágado-de-carapaça-estriada no Monte Barata – Tejo Internacional 27 Junho‏

O núcleo regional da Quercus de Castelo Branco organiza no dia 27 de Junho um censo de cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) no Monte Barata, uma propriedade da Quercus localizada no Parque Natural do Tejo Internacional.

Projecto Biodiversidade no Tejo Internacional

Esta incitativa insere-se no projecto de Conservação da Natureza “Biodiversidade para o Tejo Internacional”, promovido pela Quercus em parceria com a Brisa S.A.

No âmbito deste projecto são desenvolvidas diversas acções de conservação de habitats e espécies no PNTI, entre as quais está a recuperação de zonas húmidas.

Cágado-de-carapaça-estriada uma espécie em perigo

Em Portugal ocorrem duas espécies de cágados, o cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) e o cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), encontando-se o cágado-de-carapaça-estriada em perigo no território nacional, sendo por isso uma espécie com elevado estatuto de conservação.

Em Portugal o cágado de carapaça estriada tem uma distribuição muito dispersa, ocorrendo no Tejo Internacional apenas em dois locais, sendo um deles no Monte Barata, uma propriedade da Quercus de 410ha.

Actividade aberta a participação de todos

Num dos espaços que vai ser intervencionado o âmbito deste projecto, o Monte Barata, está confirmada a presença do cágado-de-carapaça-estriada. Este censo no dia 27 Junho irá permitir caracterizar o habitat utilizado pela espécie e censar a população existente no local, a informação recolhida será fundamental para as acções futuras de recuperação das linhas de água. Esta actividade está aberta á participação de todos e alem do trabalho científico pretende-se também dar a conhecer aos participantes está espécie ameaçada e o seu habitat. Os participantes poderão fazer parte das diferentes equipas ,devidamente orientados por especialistas, que irão percorrer as linhas de água e zonas húmidas no Monte Barata.

Castelo Branco, 17 de Junho de 2009

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Para mais informações consultar www.quercus.pt, e através do nº de telefone 272324272 e do e-mail castelobranco@quercus.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário