terça-feira, 30 de junho de 2009

Quercus - FORUM INTERNACIONAL SOBRE AMBIENTE TRAZ A PORTUGAL GRANDES ESPECIALISTAS MUNDIAIS

Para construir as bases para o “Condomínio da Terra”

FORUM INTERNACIONAL SOBRE AMBIENTE TRAZ

A PORTUGAL GRANDES ESPECIALISTAS MUNDIAIS

Organizar a vizinhança global, encarando o planeta como um verdadeiro condomínio, é o objectivo da organização do Forum Internacional do Condomínio da Terra, que decorrerá nos dias 4 e 5 de Julho, na Praça do Eixo Atlântico, em Vila Nova de Gaia. Os organizadores do evento, que terá a chancela da Quercus, pretendem chegar a um entendimento que designaram por ‘Compromisso de Gaia’ ou, ‘Gaia Commitment’ que se constitua como um instrumento capaz de gerir as partes comuns do planeta.

Para Paulo Magalhães, jurista, ambientalista e autor do livro ‘Condomínio da Terra’, “tal como as escadas, telhado e corredores de um prédio, também o nosso planeta tem partes comuns. Partes essas que são imprescindíveis à vida humana e que estão a precisar de manutenção urgente. Se num prédio garantimos a manutenção das partes comuns através do Condomínio, porque não fazemos o mesmo para o planeta? O Condomínio, depois de separar e organizar o que são partes comuns e partes individuais, permite que os interesses particulares e colectivos, frequentemente opostos, se conciliem e se tornem interdependentes”.

Para lançar as bases daquilo que a organização chama ‘Vizinhança Global’ estarão presentes grandes personalidades estrangeiras da área Ambiental e do Direito Internacional, como Martí Boada, Prémio Global 500 das Nações Unidas; Purificació Canals, Presidente da DEPANA e conselheira regional da UICN para a Europa; Bill Mckibben, Ambientalista, escritor e grande activista internacional; Pushpam Kumar, Professor de Economia e Gestão Ambiental; Colin Soskolne, Professor de Epidemiologia; Pushpam Kumar, Professor de Economia e Gestão Ambiental; Klaus Bosselmann, Director do Centro de Direito Ambiental da Nova Zelândia; Carmela Grüne, Presidente executiva do Jornal Estado de Direito; Uilton Tuxá, Membro do Comité Executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo; Jose Manuel Sobrino, Professor de Direito Internacional Público; Prof. Neilton Fidelis, Membro do Forúm Brasiliero de Alterações Climáticas e Luiz Pinguelli Rosa, Secretário executivo do Fórum Brasileiro das Alterações Climáticas, presidido por Lula da Silva.

Entre os oradores nacionais, contam-se D. Manuel Martins, Bispo católico com várias medalhas de mérito; Fernando Nobre, Fundador e Presidente da AMI, Médico; Viriato Soromenho-Marques, Professor catedrático de Filosofia Social e Política e de História das Ideias na Europa Contemporânea; Luísa Schmidt, Co-fundadora do Observatório do Ambiente, Sociedade e Opinião Pública; Maria da Glória Garcia, Professora de Direito e membro do Grupo Europeu de Direito Público; Henrique Miguel Pereira, Investigador - Prémio Ciência 2007 e Arminda Sousa Deusdado, Produtora do programa televisivo “Biosfera”. O programa termina com a intervenção de Paulo Magalhães e com a assinatura da Declaração de Gaia. A sessão de abertura e boas vindas será presidida por Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, contando também com a exibição de um filme/depoimento do Professor Dr. Gomes Canotilho.

Luis Filipe Meneses, presidente do município que recebe a iniciativa não tem dúvidas em classificar a iniciativa como "uma extraordinária ideia. É preciso que a opinião pública tenha consciência de que o modelo de desenvolvimento colocou em causa valores ambientais. E até sou a favor de algumas medidas radicais...". O autarca sublinha ainda que os contactos internacionais que estão a ser estabelecidos no âmbito do Forum são "uma oportunidade única para a região e para Portugal. Pena é que os responsáveis políticos não entendam esta ideia", finaliza.

Entre os “Embaixadores” do Condomínio da Terra contam-se já muitas personalidades de áreas tão diversas como o espectáculo, entretenimento, política, etc, destacando-se D. Januário Torgal Ferreira; D. Manuel Martins; Pe. Vítor Melícias; Sílvia Alberto; Paulo Praça; Simão Praça; Mónica Ferraz; Fernando Ribeiro; Rui Reinhinho; Pedro Abrunhosa; Vitorino dAlmeida; Fernando Alvin; Mário Pardo; João Marcelino; Luís Villas-Boas; Maria José Nogueira Pinto; Fernando Nobre; Luis Filipe Menezes; Artur Santos Silva; António Amorim; Manuel Serrão; Carlos Tê; Mustafa Al Ammar; Geraldo Azevedo e Ed Asner.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas através do site oficial em http://www.earth-condominium.com/.

O programa definitivo do Forum será divulgado nos próximos dias, bem como a lista completa dos “embaixadores” do Condomínio da Terra, que continua a ser engrossada por numerosas personalidades nacionais e internacionais.

Nos dias 3 e 4 de Julho, pelas 21,30 horas decorre no local do Forum o “Sound Gaia”, espectáculo que contará com a actuação de vários artistas que se quiseram associar ao acontecimento. Entre eles estão Rui Reininho, Geraldo Azevedo, Paulo Graça e Mustafa Al-Ammar, artista iraquiano que tem feito sucesso a nível mundial.

Veja a brochura do Condomínio da Terra

Veja informação sobre o SoundGaia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário