A Junta da Galiza e o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) estão a desenvolver um projecto conjunto de gestão dos recursos naturais, fauna e flora, do Parque Internacional luso-galaico Xurés/Gerês, disse, este domingo, fonte do organismo, escreve a Lusa.
O biólogo Henrique Carvalho do Parque Nacional da Peneda-Gerês adiantou que o projecto culmina com a criação de um sistema comum de informação geográfica das duas áreas - o PNPG e o Parque Xurés Baixo-Límia - e de dois atlas, um sobre a fauna e outro sobre a flora.
A iniciativa vai ser apresentada dia 12 em Santiago de Compostela pela Direcção-Geral de Conservação da Natureza da Junta galega, pelo Instituto português, e pela associação Adere Peneda-Gerês, terceiro parceiro do projecto.
Reserva bio-genética da humanidade
O trabalho produzido no final do projecto, previsto para Dezembro de 2010, servirá, ainda, para aumentar a colaboração entre os dois espaços naturais, recentemente declaradas reserva bio-genética da humanidade pela UNESCO.
Esse estatuto obriga os dois espaços do Parque Internacional a manterem uma colaboração estreita para a sua preservação, o que - assinalou o biólgo - já vem sendo feito quer através das direcções dos dois parques quer directamente entre a Junta da Galiza e a Comissão de Coordenação da Região Norte.
A UNESCO justificou em Abril a aprovação como reserva mundial da bioesfera do Parque Internacional pelas suas riquezas florestais, pela importância dos ecossistemas e pelo alto nível de espécies endémicas que contém.
A UNESCO salienta que as autoridades dos dois Parques «criaram centros de desenvolvimento sustentável, envolvendo, para isso, as comunidades locais e regionais».
http://diario.
Nenhum comentário:
Postar um comentário