Acção promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove sábado um dia de voluntariado para a recolha de sementes endémicas na floresta laurissilva dos Açores, um ecossistema ameaçado de que dependem várias espécies endémicas da Macaronésia, noticia a Lusa.
De acordo com a agência noticiosa, a iniciativa, que se vai concretizar através de um passeio pela floresta natural da zona nordeste de S. Miguel, insere-se nas comemorações do Dia da Floresta Autóctone e permitirá aos participantes contribuir para a preservação daquela zona.
Durante o passeio, será também divulgado o trabalho realizado durante o primeiro ano do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável, que visa a recuperação e a conservação deste importante ecossistema.
Este projecto está a ser desenvolvido na Zona de Protecção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, uma das áreas naturais mais importantes dos Açores e o único local do mundo onde habita o priolo, uma das aves mais ameaçadas da Europa.
Nesse sentido, uma das apostas deste projecto é a produção de plantas endémicas, através da criação de um viveiro exclusivamente para este tipo de vegetação.
As plantas serão depois utilizadas na recuperação da floresta natural desta zona da ilha de S. Miguel.
http://diario.
Nenhum comentário:
Postar um comentário