quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Eng. Florestal


A Associação de Defesa do Património de Mértola está a desenvolver o projecto "Mosaicos Mediterrânicos: Modelo de Resiliência dos Ecossistemas Mediterrânicos".

Objectivos específicos:
1.1 Identificar os ecossistemas degradados na bacia hidrográfica da Ribeira de Limas para posterior definição de acções para a sua recuperação promovendo fins demonstrativos em colaboração com os proprietários;

Caracterização da operação:
Acção 1 – Levantamento dos ecossistemas degradados A operação consiste na diagnose do estado ecológico da bacia hidrográfica da Ribeira de Limas, onde serão evidenciadas as debilidades dos habitats presentes e as possibilidades de restauro ecológico.

Âmbito geográfico:
O projecto centra a sua intervenção na bacia hidrográfica da Ribeira de Limas com uma área aproximada de 250 Km2. Esta Bacia tem um declive médio de 2,20%, uma precipitação anual de 495mm/ano e uma temperatura média de 16,8ºC. Tem um regime torrencial característico das ribeiras do Guadiana e apresenta uma configuração longitudinal de NE para SO. Faz parte da Unidade Homogénea de Planeamento 7 – Pulo do Lobo. Os valores naturais desta bacia estão estreitamente ligados aos ecossistemas aquáticos e terrestres associados representando, no contexto europeu, uma área privilegiada de endemismos e comunidades biológicas interessantes. Os vales estreitos com zonas de escarpas e falésias rochosas, característicos desta área são, não só particularmente importantes para a conservação da avifauna, como apresentam um coberto vegetal em excelente estado de conservação, incluindo troços de vegetação ribeirinha de cursos de água mediterrânicos intermitentes (habitat 3290) e importantes formações de azinheira e zimbro (habitat prioritário 9560). Em associação às zonas húmidas, nomeadamente às lagoas temporárias, que são utilizadas frequentemente como local de reprodução, foi registado um elevado número e anfíbios, cerca de três quartos das espécies ocorrentes em Portugal, as quais constam na sua maioria dos anexos II e IV da Directiva Habitats.

Actividades a desenvolver:

1. Pesquisa documental e da cartografia existente
2. Actualização da cartografia do uso do solo – SIG
3. Caracterização da flora e vegetação (associações)
4. Caracterização do solo e das suas características hidrológicas assim como das situações de erosão
5. Levantamento e avaliação das linhas de água
6. Levantamento hidrogeológico – identificação das zonas de máxima infiltração
7. Identificação das zonas susceptíveis de serem intervencionadas
10. Elaboração de um Relatório com a Informação recolhida

A Associação de Defesa do Património de Mértola convida recém-licenciados com gosto por estas matérias e alunos em fim de licenciatura ou fim de mestrado a desenvolverem as suas teses no âmbito deste projecto.

Requisitos
Formação superior em Engenharia Florestal, Engenharia Biofísica, Engenharia dos Recursos Hídricos, Ciências Ecológicas, Geografia ou outras relacionadas.

Para mais informações contacte:
direccao@adpm.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário