quarta-feira, 9 de abril de 2014

BRAGA ACOLHE ENCONTRO NACIONAL DE SAPADORES FLORESTAIS

BRAGA – O Município de Braga, em colaboração com a Associação Florestal do Minho e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai realizar no próximo dia 28 de Abril, no Parque de Exposições de Braga, o Encontro Nacional de Sapadores Florestais.
Proteger a floresta contra incêndios constitui um dos principais objectivos estabelecidos na Lei de Bases da Política Florestal, sendo para isso necessário garantir a existência de estruturas dotadas de capacidade e conhecimentos específicos adequados que, ao longo do ano, desenvolvam, com carácter permanente e de forma sistemática e eficiente, acções de silvicultura preventiva e simultaneamente, acções de vigilância e de apoio ao combate de incêndios florestais.
Actualmente existem cerca de 230 equipas que cobrem todo o território nacional em defesa da Floresta e esta iniciativa visa, ainda, consciencializar a população para a importância destas estruturas e contribuir para o seu reconhecimento perante a sociedade.
Esta iniciativa traduz, também, a postura do Executivo Municipal na busca de melhores estratégias visando colmatar a falta de Sapadores Florestais no Braga que, a par de Guimarães, Barcelos e Póvoa de Lanhoso, são os Concelhos que não possuem estas equipas de Sapadores.
Com a presença estimada de mil operacionais, este evento contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário