sexta-feira, 18 de abril de 2014

Visita ao Parque Natural do Litoral Norte 25 de Abril 2014



No próximo dia 25 de Abril de 2014, um feriado (sexta-feira), o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus organiza uma visita ao Parque Natural do Litoral Norte, nomeadamente ao estuário do rio Cávado, importante espaço natural que urge conhecer e preservar.

A orla costeira marítima nortenha tem vindo a sofrer agressões diversas, que vão desde os loteamentos clandestinos ao "urbanismo" desordenado, passando pela extração descontrolada de areias e pelo sacrifício de ecossistemas de rara importância. Com vista a obstar a esta situação foi proposta a criação desta área protegida. O Parque Natural do Litoral Norte entende-se ao longo de 16 km de costa, do litoral norte, entre a foz do rio Neiva e a zona da Apúlia. Uma visita pelo Parque Natural do Litoral Norte leva-nos a descobrir uma paisagem muito variada de espaços de grande diversidade e riqueza paisagística. É constituída por praias de mar e de rio (Neiva e Cávado), aos quais se associam recifes, dunas primárias e secundárias, o cabedelo do rio Cávado, lagunas costeiras, zonas de pinhal, algumas manchas de carvalhal e ainda campos agrícolas junto aos limites norte e sul.

Percurso pedestre
Durante a visita ao Parque Natural do Litoral Norte terá lugar um percurso pedestre no estuário do rio Cávado, de forma a dar a conhecer a diversidade paisagística e a avifauna locais, o qual terá como guia o fotógrafo de natureza Carlos Rio, profundo conhecedor desta região. Durante o percurso será possível observar as duas faces da restinga de Ofir, uma delas voltada para o estuário do rio Cávado, onde predomina uma rica avifauna. A outra, voltada para os lendários Cavalos de Fão, no Oceano Atlântico, que se espraia nas finas areias das praias e dunas de Ofir salpicadas por um mosaico de vegetação selvagem.
Distância a Percorrer: cerca de 5,5 Km
Duração do Percurso: cerca de 2 Horas
Nível de Dificuldade: baixo

Informações importantes
O objectivo desta actividade é promover o contacto com a Natureza, ajudando a conhecer o património natural e tradicional desta região, promovendo ao mesmo tempo a confraternização entre todos os participantes.
        
Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, protecção contra o sol, água e eventualmente comida leve. Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.

O ponto de encontro é às 7.45 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Rua de Espinho, Bl. 30 – R/C F, Urb. de Santiago, em Aveiro. O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.

A inscrição é obrigatória, podendo ser efectuada através do telefone 966551372 ou do e-mail aveiro@quercus.pt, até ao dia 23-04-2014. Esta atividade é destinada a associados da Quercus, sendo que os não associados poderão participar como acompanhantes ou caso o número limite de inscritos assim o permita. Atenção que o número de participantes é limitado!

Após a visita e o percurso pedestre, terá lugar um almoço de confraternização no restaurante Tio Pepe, em Fão. A participação no almoço, a qual se recomenda vivamente, deverá de ser confirmada no acto de inscrição.
Núcleo Regional de Aveiro da Quercus - A.N.C.N.
Correio-p: Apartado 363; 3811-905 AVEIRO;
Correio-e: aveiro@quercus.pt;
W.W.W.: http://aveiro.quercus.pt/;
Facebook: https://www.facebook.com/Quercus-Aveiro;
Sede: Rua de Espinho, Bl. 30 - R/C F, Aveiro;
Tel.: 966551372.

Nenhum comentário:

Postar um comentário