sexta-feira, 15 de abril de 2016

Abate de Árvores Injustificado em Bencanta - Coimbra

logo_quercus_normal 120               COMUNICADO DE IMPRENSA
14 DE ABRIL DE 2016




A Quercus foi surpreendida pelas notícias, em jornais regionais, que ilustram o abate de árvores em Bencanta, Coimbra, entre a linha férrea e a via rápida em frente à Escola Superior Agrária de Coimbra.
 A autoria da destruição dos plátanos com várias décadas, é da Infraestruturas de Portugal (IP), sem que se conheça a devida fundamentação. Contudo, ao que sabemos que a IP não apresentou até ao momento nenhum estudo público que aferisse do perigo destas árvores para as suas estruturas. Ou seja, a IP abate árvores aparentemente estáveis e saudáveis com o argumento precário da existência de risco. Técnicos florestais, sócios da Quercus, deslocaram-se ao local e não encontraram quaisquer indícios de patologias que pusessem em causa a estabilidade das árvores. Não se conhecem, pois, razões de fundo que fundamentem a decisão de avançar com os abates.
Trata-se um princípio lamentável que em última instância levaria ao abate de todas as árvores junta a estruturas edificadas e com valor patrimonial. Se a IP identificou algum perigo para a segurança das estruturas deveria, segundo a Quercus, apenas ter efetuado uma simples poda cirúrgica que não implicasse o abate total das árvores.
 Infelizmente, a IP foi excessivamente expedita e o mal já está feito: as árvores, que têm estado ali há muitas décadas, desapareceram... Aquelas árvores emprestavam beleza paisagística ao local, fornecendo sombra e oxigénio aos peões e ciclistas passantes, fornecendo abrigo a aves bem como servindo de barreira à poluição sonora e atmosférica da via rápida rodoviária contígua.
Parece, pois, manifestamente exagerada esta "guerra preventiva" às árvores. A Quercus reclamou junto da IP solicitando-lhe uma justificação oficial mas ainda não teve resposta por parte daquela. A IP apesar de ser uma entidade que no seu site afirma ter posições ambientais na prática realiza estes abates que a Quercus considera arbitrários, excessivos e infundados.

Coimbra, 14 de abril de 2016

A Direção do Núcleo de Coimbra da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


Para mais informações, contatar:
Domingos Patacho – Coordenador do Grupo de Trabalho das Florestas da Quercus | Tlf: 937515218
Paulo Andrade – Núcleo Regional de Coimbra da Quercus | Tlf:  927986157

Nenhum comentário:

Postar um comentário