sexta-feira, 8 de abril de 2016

Acção de reintroduzir o teixo (Taxus baccata) na Serra do Açor.

A Associação dos Amigos da Serra do Açor, em parceria com a Quercus, o ICNF e a União de Freguesias de Cepos e Teixeira, vai realizar uma acção que visa reintroduzir o teixo (Taxus baccata) na Serra do Açor.
Esta ação vai-se realizar na área da antiga freguesia da Teixeira (concelho de Arganil, distrito de Coimbra) no Perímetro Florestal da Senhora das Necessidades, cujo topónimo é revelador de uma zona com uma forte presença de árvores desta espécie.
O teixo sobrevive em Portugal apenas em pequenos núcleos que surgem reliquialmente na Serra do Gerês e na Serra da Estrela.
Os teixos que serão plantados na Serra do Açor foram propagados por via seminal a partir de sementes provenientes de indivíduos da Serra da Estrela, de forma a terem uma componente genética o mais aproximada possível com a população que existia primitivamente na Serra do Açor.
Esta iniciativa, que contará com a presença do Presidente da Direcção Nacional da Quercus, Eng.º João Branco, e com o Presidente da Associação dos Amigos da Serra do Açor, Eng.º Fernando Vale, decorrerá no Sábado, dia 9 de Abril, e tem como objectivo a consciencialização da importância da renaturalização dos espaços silvestres e da diversificação de valores naturais, que, numa escala macro constituem factores que promovem a biodiversidade, condicionam o comportamento do fogo de forma positiva e dificultam a dispersão de pragas e doenças, para além de melhorarem os serviços prestados pelos ecossistemas florestais, como o processo de formação e conservação de solo, fixação de Carbono, preservação da biodiversidade e da paisagem ou a regularização do regime hídrico e da qualidade da água, entre outros.
Esta iniciativa pretende também ser um veículo de sensibilização, informação e divulgação uma vez que as pressões e ameaças à floresta portuguesa são crescentes, sendo os bosquetes autóctones cada vez mais raros. Pretende-se assim dar enfoque à preservação e revitalização da floresta autóctone.
O ponto de encontro é na Selada das Eiras, freguesia de Folques, concelho de Arganil.
A presença da Quercus e o fornecimento das plantas foi assegurada por via do Projecto Life TAXUS, financiado pelo Programa Life +, da União Europeia.
Lisboa, 08 de Abril de 2016
A Direção Nacional da Quercus – ANCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário