segunda-feira, 4 de abril de 2016

Oficina de biocontroladores

Inscreva-se aqui

oficina biocontroladores abril 2016
A utilização indiscriminada e massiva de pesticidas, resulta numa acumulação de substâncias que sendo tóxicos para as pragas, agentes das doenças e infestantes das culturas, também o são para os organismos auxiliares, e para o próprio Homem, além de afetarem negativamente o ambiente, contaminando a água e os solos, destruindo a fauna e a flora selvagens, reduzindo a biodiversidade.

No contexto actual, em que a opinião publica manifesta grande preocupação relativamente à sua utilização torna-se necessário, e urgente, a aquisição de novos conhecimentos e práticas, que envolvam a busca de métodos alternativos ao controle químico, destacando-se, entre estes, os produtos naturais extraídos das plantas, medidas de proteção biológica, utilização de armadilhas e práticas culturais amigas do ambiente.

É neste sentido que o Núcleo de Braga da Quercus pretende organizar uma pequena oficina relacionada com métodos alternativos visando o equilíbrio do ecossistema agrário, a levar a cabo na Quinta Pedagógica de Real, em Braga, no sábado, 9 de Abril de 2016, das 10 às 13h e das 14 às 17h.


Programa

Componente teórica

1. Identificação das pragas e doenças mais importantes
2. Identificação de plantas com caraterísticas de controle de pragas e doenças das plantas
3. Etapas envolvidas na preparação do material vegetal para a obtenção dos extratos e óleos e na sua aplicação
a. Colheita
b. Preparação do material vegetal
c. Estabilização e secagem
d. Utilização dos extratos


Componente prática

1. Material vegetal
2. Equipamentos
3. Metodologia
4. Preparação



Inscrições

 A taxa de inscrição é de 22 € para sócios e 26€ para não sócios. Mais informações através do telemóvel 927986133 ou por mail braga@quercus.pt. .
A atividade só se realizará se tiver, no mínimo, 10 inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário