segunda-feira, 4 de abril de 2016

Percurso Pedestre Canhão do Vale dos Poios (Serra do Sicó)

serra do sicó

No próximo dia 16 de Abril de 2016, um sábado, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus organiza uma visita ao sítio classificado da Serra do Sicó, integrado na Rede Natura 2000, a qual inclui um percurso pedestre numa das áreas de maior relevância natural. Durante esta visita seremos guiados pelo fotógrafo e guia de natureza Fernando Romão, profundo conhecedor desta região e sobre a qual é autor de um guia de percursos editado pela Quercus.


Serra do Sicó constitui-se por um maciço calcário com a altitude máxima de 553 m, que abrange alguns dos concelhos a sul de Coimbra. Trata-se de uma área integrada na Rede Natura 2000, com magníficos exemplos de paisagem cársica, onde predominam os campos de lapiás, canhões fluviocársicos, algares e lapas, assim como um coberto vegetal de características mediterrânicas, constituído por balcedos de carrasco, matas de carvalho-cerquinho e sobreiro. É uma das áreas mais relevantes para a conservação da flora calcícola, importando também salientar a abundância e diversidade de orquídeas selvagens. Ao nível da fauna aqui se pode observar a Águia-cobreira ou o Bufo-real, assim como algumas das mais importantes colónias de morcegos a nível nacional.


Percurso pedestre

O Canhão do Vale dos Poios é um dos maiores canhões fluviocársicos (“canyon”) em território nacional, formado por grandiosas vertentes escarpadas que outrora a água escavou e modelou. Ao longo deste percurso alternaremos entre a paisagem impressionante e esmagadora deste vale, e as pequenas aldeias tradicionais desta região, com os seus campos de cultivo e paisagem eminentemente rural. Pelo caminho ainda teremos a oportunidade de admirar a capela da Senhora da Estrela, encaixada numa imponente escarpa e de onde se podem admirar belos panoramas.

Distância a Percorrer: cerca de 9 Km

Nível de Dificuldade: fácil/médio



Informações importantes

O objectivo desta actividade é promover o contacto com a Natureza, ajudando a conhecer o património natural e tradicional desta região, promovendo ao mesmo tempo a confraternização entre todos os participantes.
         
Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, protecção contra o sol, água e eventualmente comida leve. Se possível levar binóculos e guia de campo de aves. Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.

O ponto de encontro é às 8.00 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Rua de Espinho, Bl. 30 – R/C F, Urb. de Santiago, em Aveiro. O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.

A inscrição é obrigatória, podendo ser efectuada através do formulário , do telefone 966551372 ou do e-mail aveiro@quercus.pt, até ao dia 14-04-2016. Esta atividade é destinada a associados da Quercus, sendo que os não associados poderão participar como acompanhantes ou caso o número limite de inscritos assim o permita. Atenção que o número de participantes é limitado!


Programa adicional

Após o percurso pedestre no Vale do Poio, terá lugar um almoço de confraternização na Associação Cultural e Recreativa de Anços. A participação no almoço, a qual se recomenda vivamente, terá de ser confirmada no ato de inscrição, tendo o custo adicional de 12 euros por adulto e de 6 euros por criança até aos 12 anos. Este valor inclui um almoço completo cujos prato principal será grelhado misto com arroz de feijão, havendo a possibilidade de um prato vegetariano se previamente solicitado.

Após o almoço terá lugar uma visita ao Vale das Buracas do Casmilo, uma espetacular formação geológica ladeada por grandes escarpas, que corresponde ao que restará de várias salas de uma gruta existente no interior da montanha, proporcionando uma paisagem e um enquadramento verdadeiramente impressionante e único no nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário