sexta-feira, 1 de abril de 2016

Reserva o Sábado


“BioBlitz – Biodiversidade para todos”, a 2 de abril, entre as 8h30 e as 18h30, na Mata da Machada e Sapal do Rio Coina, é o tema do próximo “Reserva o Sábado”. A entrada é livre. Os interessados em participar, podem deslocar-se ao CEA, no dia 2, a qualquer hora entre as 8h30 e as 18h30.
Esta atividade pretende encontrar e identificar o maior número possível de espécies numa área específica (no caso, na Mata da Machada e Sapal do Rio Coina), ao longo de um curto período de tempo, com inventariação biológica.
Habitualmente, um inventário científico é limitado a biólogos e outros investigadores. O BioBlitz alarga esta ação à participação de famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade.
Informações através da Linha Verde (gratuita) 800 912 070
 
“Reserva ao Sábado” mostrou “Mata ao Luar”
 
Foi ao entardecer do passado dia 5 de março que esta ação levou os participantes a ver e ouvir a biodiversidade crepuscular e noturna da Mata.
Pode-se observadas "traças" ou, mais corretamente, borboletas noturnas, com a ajuda de uma armadilha inofensiva de atração luminosa, ouvir uma coruja-do-mato (srix aluco), ver uma rã-verde (rana perezi) ou, com uma lanterna de luz UV, procurar outros seres que refletem este tipo de luz – como o escorpião (buthus occitanus) ou mais conhecido por lacrau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário