domingo, 17 de abril de 2011

AS REDES PRIMÁRIAS DE FAIXAS DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL COMO PREVENÇÃO INFRAESTRUTURAL DE DFCI

Projecto PT0016 Infraestruturação do território e Defesa da Floresta Contra Incêndios - EEA Grants


Quando 2011-04-27 09:00 até
2011-04-28 18:00
Onde Manteigas


Logo-EEAG

A Autoridade Florestal Nacional está a desenvolver o Projecto PT0016 Infraestruturação do território e Defesa da Floresta Contra Incêndios financiado no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).
O projecto trata do tema das Redes Primárias de Faixas de Gestão de Combustível em espaços florestais enquanto infraestruturas de prevenção contra os incêndios florestais por forma a evitar os incêndios de grandes dimensões e com consequências catastróficas ao nível económico e ambiental.
O Projecto foi desenhado com objectivos práticos de demonstração e tem a sua área de implantação em 34 municípios da Região Centro e tem um orçamento total de 1,2 milhões €.
Iniciou-se em Outubro de 2007 e encontra-se neste momento na sua fase final de execução que terminará no próximo dia 30 de Abril.
Os seus objetivos mais importantes são os seguintes:
a) Estabelecer o planeamento das Redes Primárias na área do projeto (800.000 ha de território total incluindo 570.000 ha de espaço florestal);
b) Desenvolver 1.560 ha de Redes Primárias em três concelhos, Manteigas, Pampilhosa da Serra e Vouzela funcionando como Unidades de Demonstração;
c) Capacitar técnicos do sector florestal no planeamento de Redes Primárias de Faixas de Gestão de Combustível;
d) Desenvolver diversas iniciativas no quadro da divulgação e publicidade do Projeto (incluindo um DVD, um Centro de Informação em DFCI e Painéis de Demonstração).
Uma das acções previstas é precisamente a realização de um Seminário de Encerramento onde seja possível dar a conhecer os resultados práticos do projecto nas suas diferentes Actividades bem como da sua relação com as Redes Primárias de Faixas de Gestão de Combustível e restantes questões inerentes à sua implementação no âmbito do PNDFCI e do Decreto-Lei n.º17/2009.
Nesse sentido terá lugar, nos próximos dias 27 e 28 de Abril em Manteigas [Auditório Municipal] conforme o programa em anexo, o Seminário de Encerramento sob o tema AS REDES PRIMÁRIAS DE FAIXAS DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL COMO PREVENÇÃO INFRAESTRUTURAL DE DFCI.
  • Ver Programa [PDF](238 KB)
  • Ficha de Inscrição (disponível em breve)
    Inscrições gratuitas, mas limitadas à capacidade da sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário