segunda-feira, 18 de abril de 2011

_II Encontro Europeu da Castanha Produção e Marketing Bragança - 16 e 17 de Junho de 2011




O castanheiro é a espécie base de um importante sistema agro-florestal na Europa, ocupando um total de 2,53 milhões de hectares. Destes, cerca de 0,33 milhões são soutos, localizando-se principalmente nos países europeus da orla Mediterrânica, onde a cultura se pode considerar como uma cultura sobrevivente à actual crise do sector agrícola.
Devido às alterações climáticas e ao emprego de técnicas culturais menos adequadas, esta espécie manifesta actualmente uma preocupante fragilidade que se tem reflectido em baixas produções e na crescente expansão de doenças que lhe estão associadas. Que variedades e que porta enxertos devem ser usados? Que estratégias de luta devem ser adoptadas contra as pragas e doenças do castanheiro? Estes são desafios para os quais a resposta nem sempre é fácil. A globalização da economia trouxe novos desafios à comercialização da castanha, em especial no que diz respeito ao aumento da competição e à necessidade de melhorar a qualidade e aumentar a diversidade dos produtos e ainda de promover o consumo da castanha.
Por isso, e pelo crescente interesse na cultura como meio de valorização ambiental e económica das áreas de montanha, entendeu-se ser necessária e oportuna a realização deste evento. Ele surge na sequência do I Encontro Europeu do Grupo da castanha realizado em Orense em 2010, e pretende-se que venha a constituir mais um instrumento de valorização e sustentabilidade deste tão nobre recurso endógeno, que fomenta a biodiversidade e melhora a qualidade ambiental e paisagística do território nestas regiões de ambos os países.
O Encontro realiza-se no Auditório Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) - Instituto Politécnico de Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário