sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reino Unido vai criar corredor de flores para preservar abelhas

Reino Unido vai criar corredor de flores para preservar abelhas

O Governo britânico irá criar um corredor de flores numa reserva em North Yorkshire, no Norte do País, uma iniciativa que tentará reverter a diminuição das populações de abelhas e outros insectos polinizadores.
De acordo com a BBC, serão investidos 66 mil euros nas primeiras plantações, num total de cinco hectares de corredores de plantas polinizadores, de norte a sul e de leste a oeste da reserva.
Estes corredores deverão levar as plantações a impedir a queda do número de borboletas, abelhas, moscas-das-flores e traças, proporcionando um novo habitat a estes e outros insectos.
De acordo com a BBC, a iniciativa deverá ser replicada noutras regiões do Reino Unido, ainda que não tenham sido revelados os locais exactos dos novos corredores. Os responsáveis pelo projecto esperam que sejam os próprios proprietários das terras a demonstrarem o seu interesse por esta iniciativa.
Nos últimos 80 anos, o Reino Unido perdeu 97% dos prados de flores selvagens, o que tem tido um grande impacto no número de insectos polinizadores.
Assim, o número de abelhas caiu para metade nos últimos 25 anos, sendo que três quartos das espécies de borboletas e dois terços das de traças viram a sua população diminuir desde 1970.
Em Junho, e para contornar a falta de abelhas no Reino Unido, a cadeia de supermercados Sainsburys anunciou a construção de um habitat específico para esta espécie – denominado Hotel das Abelhas – em 38 das suas lojas londrinas. Saiba mais sobre este projecto. Retirado Daqui :

2 comentários:

  1. Que solução original!
    Seria integrar esta plantação com mais utilizações no mesmo solo, por exemplo integrando as flores num pasto para criação extensiva de gado.

    ResponderExcluir
  2. Poderá ser o primeiro passo, para muitas soluções....

    ResponderExcluir