terça-feira, 22 de março de 2016

22 de Abril - Sessão de Esclarecimento sobre Polinizadores e Espécies Invasoras


A QUERCUS, com o apoio do grupo Jerónimo Martins e do Município da Maia, vai realizar uma Sessão de Esclarecimento desta vez no Porto, com o tema: Polinizadores e Espécies Invasoras

É objectivo da organização alertar a opinião pública, as autoridades competentes e os agricultores/apicultores em particular, para os perigos que a introdução de espécies exóticas pode ter no equilíbrio dos ecossistemas. É neste quadro que actualmente se encontra a apicultura, com as abelhas diariamente ameaçadas por novos predadores como a Vespa velutina e novas doenças que tanto afectam as explorações apícolas, ressentindo-se estes efeitos quer na biodiversidade, quer na economia e na produção de boa parte dos alimentos que nos chegam à mesa.

Por estas razões convidamos todos os apicultores, técnicos, dirigentes associativos e demais interessados e amigos das abelhas a participarem nesta iniciativa. 

Dia: 22 de Abril.

Horário: 10h00 às 12h00

Local: Quinta da Gruta, Castêlo da Maia.


Programa:
10h00 - CONTEXTUALIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS POLINIZADORES: Ricardo Nabais (Quercus – Associação Nacional da Conservação da Natureza)

10h20 - A IMPORTÂNCIA DOS INSECTOS NA POLINIZAÇÃO: Dr. José Grosso-Silva (Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)

10h40- O IMPACTO DA FLORA EXÓTICA NOS POLINIZADORES: Joana Vicente (CIBIO-InBIO)*

11h00 - A GEOREFERENCIAÇÃO DE NINHOS DE VELUTINA - UMA TECNOLOGIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DA VESPA VELUTINA: Prof. Dr. José Aranha (UTADA - Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro)

11h20- BIOLOGIA E IMPACTO DA VESPA VELUTINA NA REGIÃO : Representante APIMIL – ASSOCIAÇÃO APÍCOLA ENTRE MINHO E LIMA
 * - A confirmar


A participação é gratuita, mas é necessário inscrever-se aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário