quarta-feira, 23 de março de 2016

Sabugal projeta Centro Interpretativo das Fagáceas para antiga Colónia Agrícola

A Câmara do Sabugal anunciou que pretende instalar um Centro Interpretativo das Fagáceas na antiga Colónia Agrícola Martim Rei com o objetivo de dinamizar o espaço e de explorar a vertente pedagógica.
Segundo o vereador Vítor Proença, responsável pelo pelouro das obras públicas da autarquia do Sabugal, no distrito da Guarda, o projeto, inserido na estratégia “Sabugal + Valor”, será candidatado a fundos europeus do Portugal 2020.
O autarca adiantou à agência Lusa que o projeto de criação do Centro Interpretativo das Fagáceas (família das árvores folhosas) está integrado num plano mais abrangente que prevê a reabilitação de alguns edifícios da antiga Colónia Agrícola do Sabugal, que são propriedade da autarquia.
A Colónia Agrícola Martim Rei, localizada na área da União de Freguesias de Aldeia de Santo António e Sabugal, foi criada em 1936 pela então Junta de Colonização Interna do Ministério da Agricultura, mas em 1974 entrou em declínio, o que resultou num sucessivo abandono das terras e das atividades agrícolas.
O futuro Centro Interpretativo das Fagáceas está previsto para o edifício principal da antiga Colónia Agrícola, onde funcionou a casa do responsável pela gestão do complexo.
“É um projeto de milhões, mas ainda não está devidamente quantificado”, disse Vítor Proença, adiantando que o processo “ainda está muito na génese”.
Hugo Joia, que representa o Fórum Florestal na iniciativa “Sabugal + Valor”, explicou que “a lógica é o centro ter uma valência de todas as atividades desenvolvidas, como micologia, aproveitamento de frutos e agricultura tradicional”, entre outras.
O mesmo terá como objetivo a valorização de um recurso “de interesse económico, social e ambiental” e contemplará as vertentes de exposição, ações de formação e atividades de demonstração.
A intenção dos promotores é a de criar um parque que seja ponto de atração de visitantes e que também possua “a vertente pedagógica”, disse.
Hugo Joia explicou ainda à Lusa que a Colónia Agrícola Martim Rei é encarada pela estratégia “Sabugal + Valor” como a “estrutura charneira” do ponto de vista da investigação, experimentação, boas práticas e concentração de tecnologia e conhecimento específico sobre o setor primário.
Para além do Centro Interpretativo das Fagáceas estão previstos outros projetos para o local, como a adaptação do atual Leilão e Mercado do Gado às novas condições de oferta e a criação de um Centro de Promoção Agrária.
A valorização da castanha do Alto Côa através do seu registo de Indicação Geográfica Protegida, a melhoria e recuperação dos habitats direcionados para a caça e a aplicação de um programa de pesca desportiva no rio Côa são outros dos propósitos a atingir no âmbito da iniciativa “Sabugal + Valor”.
O Município do Sabugal, promotor da iniciativa, tem como parceiros o Fórum Florestal, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a ADES – Associação Empresarial do Sabugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário