segunda-feira, 28 de março de 2016

NEWSFNAP - Março 2016

FNAP participa em Mesa Redonda na
Feira Apícola Internacional de Pastrana

A FNAP, participou no passado sábado dia 12 de março, numa Mesa Redonda dedicada ao tema “Situação Atual da Apicultura na Península Ibérica”, inserida no Programa da XXXV Feira Apícola Internacional de Pastrana.


Projeto ApiSIG – Questionário aos Apicultores

No âmbito do projeto ApiSIG – Modelação espacial do potencial de exploração apícola utilizando sistemas de informação geográfica (Medida 6 do PAN 2014-2016), coordenado pela Prof. Ofélia Anjos do Escola Superior Agrária de Castelo Branco em parceria com a FNAP, está a ser executado um inquérito com o objetivo de saber opinião dos apicultores acerca do grau de importância de alguns elementos relacionados com a prática apícola.
Caso pretenda participar, pode fazê-lo on-line, através do seguinte link (apenas funciona no browser Google Chrome): ApiSIG – Inquérito aos Apicultores.

ONU alerta para a necessidade de proteger abelhas

A principal conclusão da primeira avaliação global de polinizadores conduzida pelo IPBES, uma plataforma intergovernamental da ONU, é que cada vez mais espécies de insetos polinizadores estão ameaçadas de extinção, o que se deve a diversas causas, muitas delas provocadas pela ação do Homem. Este facto ameaça a subsistência de grande parte da população humana, e conduz a perdas significativas em setores de atividade como a agricultura e a agroindústria.

Próximos eventos

Encontro Apícola do Observatório do Sobreiro e da Cortiça
1 e 2 de Abril de 2016
Dia 1 de abril decorrerá a ação de formação sobre a Vespa velutina inserida no "Plano de ação para a vigilância e controlo da Vespa velutina em Portugal" e dia 2 de abril decorrerá o seminário "Apicultura - A sua importância para a sustentabilidade do mundo rural". O programa inclui ainda visita a um apiário.



 



IV Congresso Ibérico de Apicultura
8 a 10 de Abril de 2016
 Foi apresentado durante a Feira Apícola Internacional de Pastrana, o IV Congresso Ibérico de Apicultura. Este evento, de cuja organização a FNAP integra, realiza-se de 8 a 10 de abril em Salamanca, Espanha, será novamente de ponto de encontro para alguns dias para investigadores, técnicos e apicultores de ambos os países da Península Ibérica.
 




Concurso Nacional de Mel
4 de Maio de 2016
A 4 de Maio decorrerá a 7ª edição do Concurso Nacional de Mel, que FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal organiza em parceria com a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo.

 


EURBEE - VII Congresso Europeu de Apidologia
7 a 9 de Setembro de 2016
O VII Congresso Europeu de Apidologia (EURBEE) decorrerá em Cluj-Napoca na Roménia de 7 a 9 de setembro. Trata-se de um evento científico organizado pela Associação Europeia para a Investigação Apícola EURBEE) na Universidade de Ciências Agrícolas e de Medicina Veterinária desta cidade romena.
 




XVII Fórum Nacional de Apicultura
XV Feira Nacional do Mel
14 a 16 de Outubro 2016
 
A Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores, recebe neste ano de 2016 o maior evento nacional do sector apícola, o XVII Fórum Nacional de Apicultura e a XV Feira Nacional do Mel.
 
 
Copyright © 2016 FNAP - Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para contacto ou qualquer informação:
info@fnap.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário