segunda-feira, 21 de março de 2016

Quercus e FNAPF comemoram o “Dia Internacional das Florestas” em conjunto e chamam a atenção para as ameaças à floresta portuguesa



A Floresta é um património de valor incalculável que ainda não é devidamente valorizado pela sociedade, que tende a exaltar a sua dimensão económica e a depreciar a sua dimensão social e ambiental.

Os espaços florestais devem ser contemplados de forma holística, uma vez que prestam um conjunto de benefícios notável à sociedade, como o processo de formação e conservação de solo, fixação de Carbono, preservação da biodiversidade e da paisagem ou a regularização do regime hídrico e da qualidade da água, entre outros. Uma floresta equilibrada é um ecossistema que promove a qualidade de vida da sociedade.


É na defesa desta perspectiva comum que a QUERCUS – Associação Nacional para a Conservação da Natureza e a FNAPF – Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais se uniram para comemorar o Dia Internacional das Florestas. As comemorações desta dia ganham relevância, sobretudo nas vertentes da sensibilização, informação e divulgação, uma vez que as pressões e ameaças à floresta portuguesa são crescentes, destacando-se a destruição de bosquetes autóctones, os incêndios florestais, as pragas e doenças, a expansão das monoculturas e das invasoras lenhosas, as más práticas de gestão, o absentismo e o abandono dos espaços florestais, a especulação imobiliária e as alterações climáticas.


As áreas de floresta natural em Portugal, estão a regredir de forma acentuada. De realçar o aumento do declínio do montado de sobreiro devido a pragas e doenças associadas a más práticas de gestão e também a mortalidade nas florestas de pinheiro-bravo provocada pelo nemátode da madeira do pinheiro, com as frequentes conversões para novos eucaliptais.


Pretende-se assim dar enfoque à preservação da floresta autóctone e à importância da existência de infra-estruturas de defesa da floresta contra incêndios, à existência de uma floresta multifuncional e à importância de uma compartimentação da floresta que quebre a continuidade dos povoamentos monoespecíficos, sejam de eucalipto, sejam de pinheiro bravo, ao combate às invasoras lenhosas e ao combate a pragas e doenças.



Comemoração com visita a áreas florestais


A escolha do local de realização da comemoração recaiu no concelho de Oliveira do Hospital, que integra a área de actuação da CAULE, uma das 43 Associadas da FNAPF, como forma de realçar a importância do trabalho realizado nos últimos anos, suportado por um forte investimento público na gestão da floresta, com o combate a muitas das pressões e ameaças anteriormente identificadas.


A instituição deste dia foi decidida a 30 de Novembro de 2012, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que aprovou uma resolução a declarar o dia 21 de Março de cada ano como “Dia Internacional das Florestas”. Surgiu na sequência do "Dia Mundial da Floresta", instituído pela FAO em 1971, com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.



Lisboa, 21 de Março de 2016


A Direcção Nacional da Quercus - ANCN


A Direcção da FNAPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário