sexta-feira, 21 de agosto de 2009

"Vamos Limpar o Mundo 2009" Vila Velha de Ródão- 20 de Setembro‏

Segue mais uma actividade conjunta dos núcleos regionais de Castelo Branco e Portalegre da Quercus.

“Vamos Limpar o Mundo 2009”,

20 de Setembro em Vila Velha de Ródão.

Limpar o TEJO, promover a Biodiversidade

A Quercus de Castelo Branco associou-se a esta campanha e no próximo dia 20 de Setembro iremos percorrer o rio Tejo e algumas ribeiras, junto a Vila Velha de Ródão, de forma a sensibilizar a população e recolher o lixo aí encontrado.

O objectivo é recolher o máximo de lixo possível que no final será pesado numa báscula e colocado em contentores adequados. No final da actividade, haverá uma acção de sensibilização para os utilizadores daquele troço de rio que alertará para os perigos que representa o lixo em ambientes naturais, tais como, o risco de incêndio e o perigo para a fauna.

Todos os anos milhares de animais morrem ou ficam mutilados devido a ingestão de lixo como plásticos, redes, etc.

Na região é frequente dar entrada nos centros de recuperação de fauna, cegonhas e outros animais mutilados e com lesões devido à presença de lixo no meio natural. Este lixo, que muitas vezes é transportado para os ninhos destas aves, pode provocar a morte das crias. O lixo também causa impacto visual, numa zona onde se pretende potenciar o turismo de natureza.

No dia 20 de Setembro serão organizados vários grupos de participantes que irão percorrer de barco, canoa e a pé as margens do Rio Tejo, as ribeiras de Açafal, Enxarrique e ribeira de Vilas Ruivas assim como a “ilha dos pescadores”, recolhendo lixo e diverso material aí encontrado assim como sensibilizando os utilizadores das margens do rio e os pescadores.

Esta iniciativa conta com o apoio da Empresa Incentivos Outdoor.

A participação nesta actividade é gratuita e as inscrições podem ser efectuadas através do e-mail: castelobranco@quercus.pt ou do telemóvel 966 484 942.

A campanha “Vamos Limpar o Mundo” (Clean Up the World)

Trata-se de um projecto que anualmente reúne inúmeros voluntários para a realização de tarefas como a remoção de lixo e melhoramento de espaços.

Esta campanha é um dos maiores programas internacionais destinado a mobilizar pessoas para a limpeza do nosso planeta sendo apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A campanha começou em 1989 na Austrália numa acção no Porto de Sidney onde centenas de voluntários removeram da água e da praia o lixo que aí se encontrava. Tornou-se internacional em 1993 e Sidney passou a ser o centro de operações desta campanha.

Desde então, todos os anos, em todo o mundo, ao longo de centenas de Km de praias do interior ao litoral, voluntários trabalham para acabar com a poluição provocada pelos comportamentos negativos da população.

Acreditamos que este pequeno gesto pode ter um impacte positivo na consciência ambiental dos participantes possibilitando a médio prazo mudanças de atitudes e hábitos individuais.

Programa

9h00- Encontro dos participantes no cais de Vila Velha de Ródão.

9h30- Acção de limpeza nas margens do Rio Tejo, nas ribeiras de Açafal, Enxarrique e ribeira de Vilas Ruivas assim como a “ilha dos pescadores”

11h30- Regresso ao cais de Vila Velha de Ródão

12h30- Almoço

14h30- Continuação da acção de limpeza

18h00- Acção de sensibilização dos utilizadores do rio.

Para a realização desta actividade será conveniente levar calçado e roupa confortável, chapéu ou impermeável (dependendo do estado do tempo), água e luvas resistentes.

Madalena Martins
Quercus A.N.C.N.- Núcleo Regional de Castelo Branco
R. Dr. João Frade Correia Lote 7, loja direita, fracção B
6000-352 Castelo Branco - PORTUGAL
tel/fax:++351 272 324 272
Skype: quercus_cb
E.mail :castelobranco@quercus.pt
www.quercus.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário