quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Maior floresta do planeta corre grande perigo

Hoje
Maior floresta do planeta corre grande perigo

A floresta boreal sofre crescente impacto dos humanos, está a arder cada vez mais e a fragmentar-se devido à exploração da madeira

Quem já a viu do ar, lembra-se de uma mancha verde, sempre monótona, que um avião leva horas a atravessar. É a maior floresta do mundo, mas não é a Amazónia: cobre a maior parte da Rússia, do Canadá e da Escandinávia.

Geralmente admite-se que a floresta boreal, praticamente intacta, corre menos perigo do que as florestas tropicais, pressionadas pelas ameaças demográficas humanas. No entanto, esta ideia poderá ter criado um ambiente de falsa confiança. Uma equipa de cientistas acaba de publicar um estudo, na revista Trends in Ecology and Evolution, no qual são identificadas várias ameaças extremas à saúde destas florestas (que guardam um terço do carbono acumulado na Terra).

Os países com floresta boreal estão a proteger pequenas proporções destes territórios da exploração de madeira. Tipicamente, este valor é de apenas 10%; a excepção é a Suécia, que guarda 20% da sua floresta.

A exploração e ocupação humana está em crescimento em todos estes países, com a consequência de aumentar a fragmentação das florestas. Por outro lado, reduz-se o espaço considerado "intacto".

Mas o maior perigo para estas florestas vem dos incêndios, na sua maioria relacionados com actividades humanas. A propagação do fogo é facilitada pelas mudanças climáticas, pois no Verão as temperaturas máximas têm sido cada vez mais elevadas. In DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário