- Desporto para toda a vida
- Desporto da Floresta
- Desafio recreativo
- Desporto do futuro
- Prazer da descoberta
- Correr a pensar, pensar a correr
Cada desporto tem o seu carácter próprio. O caracter único da Orientação consiste em encontrar e seguir o melhor itinerário, através de terreno desconhecido, numa luta constante contra o tempo. Isto exige capacidade de Orientação: boa leitura do mapa, avaliação de opções de itinerário, utilização da bússola, concentração sob stress, rapidez na tomada de decisão, corrida em terreno acidentado, etc.
A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal! A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.
Na partida, cada praticante recebe um mapa onde está impresso um percurso, constituído por uma partida, uma sequência de Pontos de Controlo e uma chegada). Os pontos de controlo, são materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de um pequeno picotador. Picotando o seu cartão de controlo o praticante comprova a passagem por cada ponto. Recentemente introduziu-se um novo sistema de controlo através de um chip electrónico.
A escolha do itinerário entre os pontos de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre... A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa/terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!
A bússola é o único instrumento de Orientação que é permitido utilizar pelos praticantes em competição.
Com o mapa vem junto um cartão de sinalética para precisar a localização dos postos de controlo.
Os mapas de Orientação são elaborados de acordo com as normas internacionais da modalidade. Para a competição, os mapas usados são normalmente com escalas de 1/10 000 ou 1/15 000, usando-se, contudo, escalas maiores, entre 1/2 000 e 1/5 000, para actividades de iniciação e/ou promoção.
O terreno "tradicional" para a prática da modalidade deverá ter muitos pormenores do relevo, ter floresta limpa e pouca vegetação rasteira. No entanto, a Orientação pode ser praticada em qualquer lugar desde que exista um mapa dessa área. As provas em parques/jardins e mesmo em áreas urbanas das cidades são cada vez em maior número e com grande adesão.
A Orientação é praticada em quatro disciplinas diferentes: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Orientação em Ski e Trail Orienteering(Orientação prioritariamente para deficientes motores). Todavia, para além destas disciplinas com quadros competitivos nacionais e internacionais, são também organizadas provas de Orientação a cavalo, em canoa, etc.. As provas de Orientação são regra geral realizadas durante o dia. Contudo, há também provas nocturnas com grande adesão de participantes.
As provas do calendário da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) são abertas a todas as pessoas de qualquer idade, havendo sempre percursos para principiantes. A distância e a dificuldade dos percursos de Orientação variam em função da idade e do nível técnico dos praticantes, possibilitando a participação dos sete aos noventa e sete anos... Para participar solicite informações detalhadas aos Clubes organizadores ou à própria FPO.
Embora a Orientação seja um desporto novo entre nós, em 1997/1998 comemorou-se o centenário da Orientação enquanto desporto organizado. Com efeito, terá sido em Bergen, - Noruega , no ano de 1897, que se organizou a primeira actividade desportiva de Orientação. Os países nórdicos são ainda hoje, aqueles onde a modalidade tem maior implantação, mobilizando um número de praticantes que coloca a Orientação entre os cinco desportos mais praticados na Escandinávia. A maior prova do mundo realiza-se anualmente na Suécia, "5 dias da Suécia", com um número record de 25 000 participantes. Copiado daqui GD4Caminhos
Este fim de semana fiz uma formação de orientação organizada pelo Município de Manteigas e Associação Manteigas Solidária em conjunto com o Grupo desportivo 4 caminhos entidade formadora.
Nunca tinha feito orientação com mapa e material adequado, já andava a imenso tempo para participar num evento como este de iniciação a este desporto.
Sendo eu um amante da floresta e a minha área de estudo ser engenharia florestal, é um desporto que se adapta ao espaço florestal desde que tenha algumas condições.
Espero vir a poder praticar mais, deixo o endereço do grupo 4 caminhos, para os curiosos lerem umas coisas e quem sabe vir a participara em formações e eventos de orientação.
E a federação portuguesa de orientação contendo os eventos e restantes clubes que organizam provas. FPO
Um blogue muito dinâmico. Orientovar
Entretanto também criei uma secção desporto da Florestal do lado direito onde irá receber links sobre orientação.
Aproveitem....
Obrigado pelo belo fim de semana em Manteigas e nas Penhas douradas e pela bela formação que procurava há muito tempo..
Parabéns pelo Blog e obrigado por toda a divulgação sobre a orientação.
ResponderExcluirEspero que continue a praticar.
Cumprimentos
Fernando
Obrigado, sim vou praticar, iremos nos encontrar por ai um dia destes.
ResponderExcluircumprimentos, obrigado pela visita
"Um blogue muito dinâmico. Orientovar".
ResponderExcluirUm agradecimento especial pela referência e uma palavra de sincera admiração para com a sua "Floresta do Interior".
Bem haja.
JOAQUIM MARGARIDO
Obrigado pela visita e pelo comentário.
ResponderExcluirPode ir enviando noticias e eventos de orientação serão publicados para aumentar a divulgação desta modalidade.
Fiquei fã e vou continuar a praticar...