domingo, 21 de fevereiro de 2010

Águeda: Autarquia e Quercus aceitam voluntários para recuperação ecológica do Cabeço Santo


Lusa

A Câmara Municipal de Águeda está a aceitar a inscrição de voluntários que queiram participar nos trabalhos de Recuperação Ecológica do Cabeço Santo, zona que em 2005 foi devastado por um incêndio de grandes proporções.

O Projecto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano depois do incêndio de Setembro de 2005, tendo nessa altura sido feito um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Águeda e a organização ambientalista Quercus para a recuperação da vegetação nativa do Cabeço Santo, na freguesia de Belazaima do Chão, numa área de intervenção superior a 100 hectares de terreno.

“Embora a maior parte dos trabalhos até agora realizados tenham sido feitos com recurso a mão-de-obra profissional, há um conjunto de intervenções de mão-de-obra intensiva mas de fácil realização que poderiam ser levadas a cabo por voluntários”, disse hoje o presidente do município, Gil Nadais.

Os trabalhos destinados a voluntários vão decorrer nos próximos sábados de Inverno até 13 de Março, e incluem, entre outras coisas, “a limpeza do terreno dos restos de ramos secos e queimados, a plantação de carvalhos e castanheiros, a limpeza de trilhos para integração no percurso pedestre a demarcar este ano e o corte de mimosas e eucaliptos e descasque de mimosas”.

Podem participar neste programa “todos os cidadãos ou grupos de cidadãos que queiram contribuir de forma voluntária para este projecto”.

“Neste novo ano, dedicado à biodiversidade, o Projecto Cabeço Santo continuará a trabalhar em favor dela como primeiríssima prioridade”, comenta o núcleo de Aveiro da Quercus. In Ecosfera


Nenhum comentário:

Postar um comentário