terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Seminário "Estratégias de Gestão do Risco Florestal" - DIVULGAÇÃO

A Lei de Bases da Política Florestal (Lei n.º 33/96) estabelece, no seu artigo 20.º, um sistema de seguros florestais, de cariz obrigatório, nomeadamente nas situações de arborização de áreas florestais que fossem objecto de financiamento público, prevendo também que o mesmo fosse gradualmente estendido a todas as arborizações. Não obstante algumas iniciativas em torno deste objectivo, nada foi ainda concretizado.

Na base desta situação encontra-se, tal como referido na Estratégia Nacional para as Florestas (Resolução do Conselho de Ministros n.º 114/2006), "a imagem de altos riscos (reais e percebidos) de investimento e gestão que actualmente se associa ao sector florestal".

E esta é de facto uma das questões essenciais na óptica de uma floresta maioritariamente privada: como gerir e mitigar o risco florestal? Como conferir maior confiança e segurança ao proprietário/gestor/investidor florestal?

Se atendermos a algumas das características muito particulares da actividade florestal enquanto actividade económica, facilmente constatamos a importância de criar condições e promover estratégias de gestão e mitigação do risco florestal.

Assim, vimos por este meio proceder à divulgação de um seminário que estamos a organizar, designado "Estratégias de Gestão do Risco Florestal", e que decorrerá no Hotel Tivoli Oriente em Lisboa no próximo dia 18 de Março (programa em www.seminariosunac.blogspot.com), com os objectivos de promover a discussão e a reflexão sobre estes temas, assim como fazer a apresentação pública do Seguro de Incêndios Florestais desenvolvido para os associados da UNAC.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Mendes Calado

(Secretário-geral)

UNAC - União da Floresta Mediterrânica
Av. Colégio Militar, Lote 1786,
1549-012 Lisboa
Portugal
Tel.: + 351 21 710 00 14

Fax: + 351 21 710 00 37

www.unac.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário