quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SALVEM E RESTAUREM O NOSSO CAPITAL NATURAL

ONGs de Ambiente enviam uma mensagem

para o Fórum Económico Mundial em Davos


O valor da biodiversidade, como parte do nosso capital natural, deve ser integrado nos sistemas de contabilidade nacional e internacional e nas tomadas de decisão e políticas a todos os níveis, tendo em consideração os resultados de estudo TEEB (A Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade) (1)

A mais recente crise financeira mobilizou o mundo para lutar contra o risco de colapso de muitas economias nacionais. Biliões de dólares foram injectados nos sistemas bancários para salvar e restaurar o capital financeiro.

No entanto, actualmente estamos a perder entre 1,35 x 1012 a 3,1 x 1012 dólares por ano em capital natural, devido à destruição e degradação dos serviços dos ecossistemas e das espécies a nível global (2). Esses serviços são fundamentais para a vida e para a sustentabilidade a longo prazo das economias do planeta e sem eles muitas empresas e sociedades correm também o risco de colapsar.

O tema do vosso encontro neste ano: é Melhorar o Estado do Mundo: Repensar, Redesenhar, Reconstruir.

Por isso, exortamo-vos a:
Repensar sobre a sustentabilidade real e a longo prazo da nossa economia global.

Redesenhar os sistemas de contabilidade e relatórios económicos por forma a integrar o valor da biodiversidade enquanto parte do nosso capital natural.

Reconstruir e restaurar o nosso capital natural, para devolver ao mundo a base da vida, a biodiversidade.

------------------
Fontes:
(1) Citação de extrato das conclusões do Workshop Informal de Peritos sobre a actualização do Plano Estratégico da Convenção para o período pós-2010, Londres, 18-20 de Janeiro de 2010, promovido pela Secretaria da Convenção da Diversidade Biológica, Governo Federal de Brasil / Ministério do Ambiente e DEFRA (Reino Unido)
(2) www.teebweb.org






Organizações signatárias:











CEEweb for Biodiversity –
www.ceeweb.org (rede de ONGs do Centro e Leste Europeu com 64 organizações membro de 18 países)
Latvian Fund for Nature -
www.ldf.lv (Letónia)
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza –
www.quercus.pt (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário