quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ANEFA reúne com Autoridade Florestal Nacional e integra os novos Corpos Sociais da CIP

Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente

Informação à Imprensa

Novo ano, novo rumo:
ANEFA reúne com Autoridade Florestal Nacional
e integra os novos Corpos Sociais da CIP

O ano que agora começa revela-se promissor para a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente. No seguimento do que sempre defendeu, relativamente ao envolvimento de todos os agentes sectoriais na tomada de decisões que a todos dizem respeito, a ANEFA reuniu com o Presidente da Autoridade Florestal Nacional (AFN), com o intuito de apresentar algumas propostas para impulsionar o sector.

Durante o encontro, a Associação fez questão de alertar, uma vez mais, para a falta de sustentabilidade da floresta nacional, decorrente da ausência de investimento e do aparecimento de novas pragas e doenças, considerando como premente o apoio à reflorestação.

Com a apresentação de três programas para dinamizar o sector, a ANEFA acredita que 2010 pode ser um ano marcado pela diferença, se assim houver vontade.

“É tempo de utilizar todos os recursos em prol da Floresta. Se temos já concretizado um fundo de apoio à Floresta – o Fundo Florestal Permanente – então, aproveitemo-

lo para o que realmente é necessário… Mais do que aumentar continuamente a taxa de arborização, esta é uma oportunidade de relançar a economia nacional, com a proliferação do trabalho em viveiros e empresas de florestação, garantir matéria-prima à indústria e empresas de exploração florestal e criar novos sumidouros de carbono”, considera a Direcção da ANEFA.

A problemática associada à expansão do Nemátodo da Madeira do Pinheiro foi outros dos assuntos abordados, sendo de entendimento comum o processamento prioritário da madeira infectada, já que esta equivale a uma perda de 40 milhões de euros e de 11 mil hectares de pinheiro bravo.
Ainda, sobre a temática da sanidade florestal, a ANEFA apresentou algumas medidas que espera ver implementadas para o controlo do Cancro Resinoso do Pinheiro, provocado pelo fungo Fusarium circinatum, nomeadamente, que os viveiros não fiquem impedidos de comercializar plantas, podendo assim contratualizar com outros fornecedores de material de reprodução florestal, e também, que seja operacionalizado um plano de apoio à destruição de plantas infectadas.

O facto de ter sido prorrogado o prazo de entrada em vigor do Código Florestal, permitiu à Direcção da Associação tecer algumas considerações que podem contribuir para um quadro legislativo de acordo com a realidade florestal, evitando legislação em excesso, sem qualquer aplicabilidade e que apenas aumenta o constrangimento do sector, selando o seu desenvolvimento e dinâmica.

No final da reunião, a Direcção da ANEFA elogiou a vontade e o empenho por parte dos novos dirigentes em conhecer os problemas afectos a cada agente, possibilitando o conhecimento do sector pela sua importância ambiental, económica e social.


Na defesa de empresas e empresários do Mundo Rural

A ANEFA aceitou, em 2010 e pelo período de três anos, um novo desafio. Eleita para os Corpos Sociais da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, a Direcção da Associação revela que é com enorme alegria que observa que o Mundo Rural está cada vez mais a par e passo com a modernização e com o que de melhor se faz em Portugal.

Pedro Serra Ramos, Presidente da ANEFA, foi eleito, no passado dia 21 de Janeiro, Secretário da Assembleia Geral da CIP, numa cerimónia presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que contou com a presença de mais de 200 convidados, nomeadamente, os Secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, da Modernização Administrativa, do Ordenamento do Território e das Cidades, e do Emprego e da Formação Profissional.

A Associação reitera, assim, a oportunidade de aposta, defesa e internacionalização das empresas nacionais que representa e que correspondem a uma das maiores fontes de riqueza e balanço para a economia nacional.

“Nunca é demais referir que a floresta representa mais de 1/3 do território nacional, 5,3% do VAB total da economia, 14% do PIB industrial, 9% do emprego industrial, 12% do total das exportações nacionais, 250 mil trabalhadores e 400 mil proprietários, e que a ANEFA representa, em grande parte, estes números.”



Lisboa, 09 de Fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário