quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Governo vai proibir chumbo na caça em zonas húmidas


03.02.2010
Jorge Talixa

Os secretários de Estado do Ambiente e das Florestas e Desenvolvimento Rural anunciaram ontem, em Vila Franca de Xira, que já a partir da próxima época venatória (Agosto) vai ser proibido o uso de cartuchos com bagos de chumbo nas zonas húmidas classificadas.

A Fencaça (Federação Nacional de Caçadores) reconhece que a medida é "necessária", mas afirma que terá que ser aplicada de forma experimental e gradual e nunca em todas as zonas húmidas, já este ano.

Humberto Rosa, secretário de Es- tado do Ambiente, explicou, nas co- memorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que o chumbo é um "contaminante" que pode matar mui- tas aves em áreas classificadas se for ingerido juntamente com a sua alimentação natural. A chamada doença do "saturnismo" atinge aves que acumulam bagos de chumbo na moela e acaba por originar a sua morte por envenenamento. Por isso, o uso de cartuchos com bagos de chumbo já é proibido em todas as zonas húmidas de países como a Bélgica e a Holanda e em algumas áreas protegidas de Espanha. "Em Portugal, as organizações ambientalistas e os caçadores estão compenetrados de que há certas restrições que defendem a actividade. É um primeiro passo, que tende a ser aprofundado"
, referiu o secretário de Estado do Ambiente.

Jacinto Amaro, presidente da Fencaça, reconhece que existem estudos que comprovam os problemas causados pelo chumbo e que esta medida "é um passo que se tem que dar". Sustenta, contudo, que deve haver uma fase de mentalização dos caçadores em que a proibição se aplique apenas em três ou quatro zonas. Se não for assim, diz, será mais uma machadada grave num sector que, nos últimos 10 anos, passou de 250 mil para 150 mil caçadores autorizados. "Tem que haver sensibilização junto dos mais velhos e dos mais pobres que têm espingardas tradicionais", alertou. Ecosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário