quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Comunicado Nova via abate sobreiros em Setúbal‏


Ligação Nó A2-A12/Setúbal até à EN10 no Alto da Guerra

A Quercus foi alertada por diversas denúncias de que estariam a abater uma grande quantidade de sobreiros na freguesia de S. Sebastião/Alto do Guerra, no concelho de Setúbal, sendo as árvores retiradas prontamente, sem que se conhecesse o motivo.



Foi alertado o serviço SOS Ambiente e Território para fiscalização do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, tendo sido também constatado no terreno o corte de dezenas de sobreiros verdes junto da estrada de Algeruz e a presença de obras com maquinaria pesada, aparentemente para construção de uma nova via rápida, mas sem que existisse nenhuma placa de identificação da obra ou projecto.



Segundo conseguiu a Quercus apurar, trata-se de uma nova ligação rodoviária relativa ao projecto denominado A12 Setúbal-Montijo – Sublanço Nó A2-A12/Setúbal (EN10), promovido pela Brisa – Auto-estradas de Portugal, S.A., o qual visa criar uma nova via rápida entre a A12, junto ao cruzamento da estrada de Vale de Mulatas, Quinta de Possoilos, para ligação à EN 10-8 em Alto da Guerra.



A Quercus teve conhecimento que foram efectuados vários pedidos para abate de dezenas de sobreiros, pedidos esses que foram autorizados pela Autoridade Florestal Nacional. Existem também centenas de oliveiras e outras árvores que vão ser abatidas para construção desta nova variante.



Sem questionar a eventual pertinência da nova variante, a Quercus alerta para a continuada destruição dos povoamentos e núcleos de sobreiro existentes nestas freguesias da periferia de Setúbal, reflectindo o deficiente planeamento do território onde se destroem inúmeras áreas verdes que poderiam ser incluídas num desenvolvimento urbano integrado.



Só no ano passado, nesta zona, foram abatidos mais de 1300 sobreiros junto ao Alto da Guerra para o Projecto da Nova Setúbal, projecto esse que continua parado, existindo ainda mais pressões para novas unidades comerciais, sem ponderação de alternativas de localização.







Lisboa, 24 de Fevereiro de 2010



A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Direcção do Núcleo Regional de Setúbal da Quercus



Para mais informações contactar:

Domingos Patacho - 937 515 218

Nenhum comentário:

Postar um comentário