domingo, 21 de fevereiro de 2010

Boticas: Parque Natureza e Biodiversidade vai custar 4 M€



O parque Boticas - Natureza e Biodiversidade vai custar quatro milhões de euros e prevê a construção até 2012 de um túnel de voo, um borboletário, uma estação de truticultura ou um banco de sementes de espécies autóctones.

Promovido pela câmara de Boticas, o parque temático vai ocupar 56 hectares e conta com um financiamento comunitário do FEDER na ordem dos 2,5 milhões de euros.

O presidente da autarquia, Fernando Campos, disse hoje à Agência Lusa que o projecto vai ocupar e revitalizar a área dos antigos Viveiros Florestais e Posto Aquícola da Relva, transformando-
os «num espaço inovador, com recurso às novas tecnologias e valorização dos recursos endógenos existentes».

O parque inclui a construção de um centro de interpretação ambiental, uma estação de truticultura, um centro veterinário de acolhimento de animais selvagens, um túnel de voo para recuperação de aves, um borboletário e cercas para animais como veados, javalis, corços ou cabra montês.

Fernando Campos destacou ainda o banco de sementes, onde serão guardadas as espécies autóctones, incluindo as plantas medicinais da região ainda hoje utilizadas no tratamento das mais diversas doenças.

Serão também construídas praias fluviais e um dique, um anfiteatro, um parque de merendas arborizado, um centro de formação e sede de escuteiros.

O autarca referiu que serão criados cerca de 20 postos de trabalho, seis dos quais qualificados e que o parque deverá estar concluído até ao primeiro trimestre de 2012.

«Trata-se de parque temático destinado a promover a correcta gestão de espaços protegidos e a preservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que pretende ser um pólo dinamizador da economia local, procurando contribuir para o abrandamento do êxodo rural a que se tem assistido na região», salientou.

A Câmara de Boticas tem como parceira neste projecto a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que ajudou na elaboração do projecto e vai fazer o acompanhamento científico e técnico do parque.

Diário Digital / Lusa


Nenhum comentário:

Postar um comentário