sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Acção de Voluntariado - Recuperação de um troço do rio Alcabrichel





27 e 28 de Novembro - Ramalhal, Torres Vedras
A Quercus convida todos os interessados a participar no 1º fim-de-semana de voluntariado a realizar-se nos próximos dias 27 e 28 de Novembro e que se enquadra no projecto de recuperação de um troço do rio Alcabrichel. A organização oferece a estadia a quem precisar (Pousada da Juventude da Areia Branca) e o jantar-convívio de sábado. Participe!


Programa previsto



Dia 27
10.30h - Encontro em frente à Junta de Freguesia do Ramalhal
11.30h - Início dos trabalhos
13.00h - Almoço em pic-nic no local (a cargo dos participantes)
14.30h - Reinício dos trabalhos
20.00h - Jantar-convívio (oferecido pela organização)

Dia 28
9.30h - Início dos trabalhos
13.00h – Almoço
14.30h - Reinício dos trabalhos
16.00h - Fim dos trabalhos. Despedida.

Tarefas a realizar
Revestimento (esteiras) com ramos vivos de salgueiro e com canas mortas. Instalação de faxinas. Construção de grade viva. Plantação de árvores e arbustos.

Como chegar
Link para mapa de localização. 


Inscrições limitadas a 16 pessoas e até dia 25 de Novembro.


Inscrições e informações para: fcnatureza@quercus.pt

--------------------------------------------------------------

Salvar o ruivaco do Oeste no rio Alcabrichel

A Quercus tem em curso um trabalho que visa a reabilitação de um troço do rio Alcabrichel, tendo em vista a criar condições para o repovoamento do ruivaco do Oeste (Achondrostoma occidentale), espécie endémica de Portugal, que se encontra criticamente em perigo de extinção. O ruivaco do Oeste só existe em dois rios da Estremadura – Alcabrichel e Sizandro (provavelmente extinguiu-se no Safarujo em 2005) – sujeitos a formas extremas de poluição por esgotos urbanos, poluentes de origem agrícola, descargas de instalações pecuárias e à degradação da vegetação natural das suas margens. A Quercus, em parceria com outras entidades, está neste momento a reproduzir em cativeiro cinco espécies de peixes de água doce criticamente em perigo, prevendo-se que em 2011 haja condições para efectuar o primeiro repovoamento com o ruivaco do Oeste. O projecto está a colaborar com os proprietários, tendo em vista a realização de acções de remoção de infestantes, nomeadamente a cana (Arundo donax), estabilização das margens e instalação de vegetação, diversificação do leito e construção de fundões que conservem água no Verão e possível instalação de deflectores e refúgios. Estão também inventariados os focos de poluição, procurando sensibilizar as comunidades locais e exigir que os agentes económicos com impacte nos cursos de água adoptem comportamentos mais correctos para com o ambiente.

Este projecto resulta da subscrição de um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica entre a UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A, e a Quercus.

Conta igualmente com o apoio do Município de Torres Vedras, da Junta de Freguesia do Ramalhal e do Centro de Biociências do ISPA - Instituto Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário