terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia Internacional das Montanhas celebrado em Oleiros‏

No dia 11 de Dezembro (Sábado) celebra-se o Dia Internacional das Montanhas e o Município de Oleiros, em parceria com a Naturtejo, irá assinalar esta data com uma celebração às misteriosas montanhas de Oleiros onde em 1580 nasceu o Padre António de Andrade, “escalador dos Himalaias e descobridor do Tibete”. Para o efeito, criou-se também um novo pacote turístico, com a duração de 3 dias/2 noites e de 10 a 12 de Dezembro os participantes poderão conhecer as paisagens, as tradições e os belíssimos cantos e recantos destas montanhas, num programa recheado de experiências. O cimo das montanhas de hoje foi outrora fundo de oceanos repletos de vida que registaram a história dos últimos 600 milhões de anos…



Pretende-se valorizar a cultura de montanha da região, afirmando Oleiros como local de excelência para a divulgação de todo o conceito que envolve, ao mesmo tempo que se promove o turismo de natureza, nomeadamente o turismo de montanha, bastante em voga hoje em dia. Assim, no dia 11 de Novembro (Sábado) irá ser apresentado oficialmente um novo produto turístico, a Rota da Montanha. Trata-se de uma rota viária cujo itinerário contempla a passagem pelos geomonumentos de Oleiros, num percurso amplo que abrange outros pontos de interesse turístico do concelho. Esta rota que irá integrar as Rotas Naturtejo 2011, irá assim potenciar a colocação de Oleiros no mapa do roteiro das montanhas mais fantásticas do mundo, assim como futuramente, na Rede de Museus de Montanha.

A celebração do dia 11 de Dezembro, Dia Internacional das Montanhas, é aberta a todos os interessados*, pelo que quem quiser aderir à Rota da Montanha deverá inscrever-se através dos números 707 200 065 ou 272 680 130.



Programa para dia 11 de Dezembro:
9h30 – Participação na apresentação da “Rota da Montanha”, Posto de Turismo de Oleiros e visita às Montanhas de Oleiros (transporte assegurado pela organização), incluindo:
- Teares tradicionais do Estreito,
- Geomonumento Cascata da Fraga da Agua d’Alta,
- Almoço com sabores locais em restaurante junto ao Rio Zêzere (Cambas),
- Aldeia de Xisto de Álvaro,
- Geomonumento Meandros do Zêzere e
- Prova de produtos tradicionais à base de medronho (GeoDoces).

* Os participantes apenas pagam o almoço


Se não conseguir vizualizar esta newsletter clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário