terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fundação Yves Rocher apadrinha plantação de 165 mil árvores



Cento e sessenta e cinco mil árvores e arbustos autóctones vão ser plantadas nos próximos quatro anos em Portugal, com o patrocínio da Fundação Yves Rocher -- Instituto de França, anunciou hoje a Quercus, parceira daquela fundação.
No primeiro ano, serão plantadas 41.250 árvores, pertencentes a 23 espécies, algumas das quais raras, em três sítios de importância comunitária: Serra d'Arga (Viana do Castelo), Alvão/Marão (Vila Pouca de Aguiar) e Malcata (Penamacor).
Segundo fonte da Quercus, parceira da Fundação Yves Rocher neste projeto, a Serra d'Arga receberá 5000 árvores, o Alvão/Marão 20 mil e a Malcata 16.250.
Diário Digital / Lusa

Legislação Zonas de Caça


Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

P 1204/2010 - Extingue a zona de caça associativa de Torres II (processo nº 1667-AFN) e a zona de caça associativa de Torres I (processo nº 1668-AFN) e concessiona a zona de caça associativa de Torres Vedras (processo nº 5634-AFN).
P 1205/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa da Herdade da Cachouça e anexa vários prédios rústicos (processo nº 27-AFN).
P 1206/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa de Santa Catarina da Serra (processo nº 2370-AFN).
P 1207/2010 - Exclui da zona de caça municipal de Relvas Verdes vários terrenos cinegéticos (processo nº 5188-AFN), renova a concessão da zona de caça associativa de Miróbriga (processo nº 1159-AFN) anexando à mesma vários prédios rústicos e concessiona a zona de caça associativa da Praia (processo nº 5651-AFN).
P 1208/2010 - Concessiona a zona de caça associativa da Herdade das Pedregueiras (processo nº 5612-AFN).
P 1209/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa da Herdade da Tranca e outras, anexando vários prédios rústicos (processo nº 26-AFN), e anexa outros à zona de caça turística de Martim Afonso (processo nº 5329-AFN).
P 1210/2010 - Renova a transferência de gestão da zona de caça municipal de Santa Comba Dão e anexa vários terrenos cinegéticos (processo nº 3677-AFN).

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

P 1211/2010 - Renova a concessão da zona de caça associativa da Regadia e anexa vários prédios rústicos (processo nº 2442-AFN).

Dia Internacional das Montanhas celebrado em Oleiros‏

No dia 11 de Dezembro (Sábado) celebra-se o Dia Internacional das Montanhas e o Município de Oleiros, em parceria com a Naturtejo, irá assinalar esta data com uma celebração às misteriosas montanhas de Oleiros onde em 1580 nasceu o Padre António de Andrade, “escalador dos Himalaias e descobridor do Tibete”. Para o efeito, criou-se também um novo pacote turístico, com a duração de 3 dias/2 noites e de 10 a 12 de Dezembro os participantes poderão conhecer as paisagens, as tradições e os belíssimos cantos e recantos destas montanhas, num programa recheado de experiências. O cimo das montanhas de hoje foi outrora fundo de oceanos repletos de vida que registaram a história dos últimos 600 milhões de anos…



Pretende-se valorizar a cultura de montanha da região, afirmando Oleiros como local de excelência para a divulgação de todo o conceito que envolve, ao mesmo tempo que se promove o turismo de natureza, nomeadamente o turismo de montanha, bastante em voga hoje em dia. Assim, no dia 11 de Novembro (Sábado) irá ser apresentado oficialmente um novo produto turístico, a Rota da Montanha. Trata-se de uma rota viária cujo itinerário contempla a passagem pelos geomonumentos de Oleiros, num percurso amplo que abrange outros pontos de interesse turístico do concelho. Esta rota que irá integrar as Rotas Naturtejo 2011, irá assim potenciar a colocação de Oleiros no mapa do roteiro das montanhas mais fantásticas do mundo, assim como futuramente, na Rede de Museus de Montanha.

A celebração do dia 11 de Dezembro, Dia Internacional das Montanhas, é aberta a todos os interessados*, pelo que quem quiser aderir à Rota da Montanha deverá inscrever-se através dos números 707 200 065 ou 272 680 130.



Programa para dia 11 de Dezembro:
9h30 – Participação na apresentação da “Rota da Montanha”, Posto de Turismo de Oleiros e visita às Montanhas de Oleiros (transporte assegurado pela organização), incluindo:
- Teares tradicionais do Estreito,
- Geomonumento Cascata da Fraga da Agua d’Alta,
- Almoço com sabores locais em restaurante junto ao Rio Zêzere (Cambas),
- Aldeia de Xisto de Álvaro,
- Geomonumento Meandros do Zêzere e
- Prova de produtos tradicionais à base de medronho (GeoDoces).

* Os participantes apenas pagam o almoço


Se não conseguir vizualizar esta newsletter clique aqui

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lançamento do livro "Era Uma Vez um Urso do Gerês"‏



Dia 1 de Dezembro, pelas 17h, na Fnac de Santa Catarina

"Era Uma Vez Um Urso do Gerês" conta a história de um dos últimos ursos

em Portugal e da extinção do Urso Pardo no nosso país.

Baseado em dados científicos, efusivamente ilustrado e dirigido a todas as

idades, este livro, ao ser adquirido, reverte os seus lucros para o Fundo

Quercus de Conservação da Natureza. Desta forma estará a ajudar a garantir a

preservação de muitas espécies, contribuindo para a conservação dos seus

habitats.

Uma edição Quercus para as Comemorações dos 25 anos Quercus e para o Ano

Internacional da Biodiversidade.

Autoria de Cláudia Silva e ilustrações de Nicolau Fernandes.

Esperamos por si!

Circuito de Orientação de Precisão‏

O Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos,  a C. M. de Baião e o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, realizam no dia 03 de Dezembro a 1ª etapa do Circuito de Orientação de Precisão "Todos Diferentes todos Iguais".
O evento terá inicio na Escola Secundária de Baião pelas 10h00 com uma apresentação teórica em sala e um percurso formal no interior da escola.

O Circuito tem já agendadas várias etapas ( Matosinhos - 08 de Janeiro, Porto 30 de Abril, V. N. de Gaia 01 de Maio, Senhora da Hora 07 de Maio), mas outras poderão entretanto surgir e serão acrescentadas em devida altura ao calendário do circuito.

Divulgue e participe!

Toda a informação estará disponível em:
http://gd4caminhos.com/eventos/circuito/

sábado, 27 de novembro de 2010

Dia da Floresta Autóctone‏


Relembrar para que não falte...
Sábado, 2010-11-27, 14h 30m

Quinta da Moenda, Santa Maria, Arrifana, Vila Nova de Poiares

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

Com a colaboração da ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra
Programa:

14h 30m – Intervenção sobre o Dia da Floresta Autóctone, a LPN e a Quinta da Moenda – Prof. Doutor Joaquim Sande Silva, membro da Direcção Nacional da LPN.
14h 45m – Visita à Quinta da Moenda e recolha de sementes de castanheiro e sobreiro – Samuel Vieira, coordenador das actividades da Quinta da Moenda.
16h – Plantação de árvores.

Como chegar
GPS – N 40,223658 W -8,266532 (N 40º 13’ 25,17” W -8º 15’ 59,51”)
Na estrada N2, de Vila Nova de Poiares para Arrifana, vire à direita para Santa Maria, Arrifana e siga os mapas anexos.

Contamos com a sua presença. Traga um amigo, também. E, se for possível, uma enxada, uma pá ou um sacho.

Reenvie esta mensagem para os seus contactos.

Seja bem-vindo

Núcleo da Região Centro da LPN – Liga para a Protecção da Natureza

Flora da Serra de Valongo

Na tarde de sábado 4 de dezembro, decorrerá uma sessão sobre a valiosa flora da Serra de Valongo, que muitos desconhecemos ainda, com imagens comentadas por Maria Pires de Carvalho e Paulo Ventura Araújo, coautores dos livros À Sombra de Árvores com História e Um Porto de Árvores. Paulo Ventura Araújo é ainda autor do livro A Árvore de Natal do Senhor Ministro - crónicas arborescentes (estes livros podem ser adquiridos através de: contacto@campoaberto.pt).
Nesse mesmo sábado 4 de Dezembro, a partir das 15:00, apareçam na sede da Campo Aberto (Rua de Santa Catarina, 730-2.º andar, já perto de Gonçalo Cristóvão, no Porto), onde decorrerá a sessão sobre a flora da Serra de Valongo (a partir das 16:00 e até às 17:00). Para conversar, rever amigos, trazer novos amigos, lanchar, comer castanhas e beber jeropiga ou vinho do porto, ou chá ou café...Haverá depois lanche, rifas, um leilão, tudo isso em benefício da Campo Aberto (associação reconhecida de utilidade pública), que não tem subsídios e necessita do apoio financeiro de sócios e amigos.
Alguns produtos de artesanato e do comércio justo estarão disponíveis.
Poderá haver atividades para bebés e crianças durante esta quermesse, sendo para isso necessário informar até três dias antes a idade das crianças, para Lúcia Fernandes: luciaof@gmail.com e dando um n.º de tm ou tel.
Para informações complementares:
Maria das Dores: 968331573


PRÓXIMAS ACTIVIDADES DA CAMPO ABERTO
16 quinta-feira * Dezembro 21: 30 * Bairros e Ilhas do Porto - Urbanismo e Sustentabilidade, tertúlia com o Arq.º Nicolau Brandão, director do curso de arquitectura da ESAP - escola superior artística do Porto e alunos, e com Anabela Gonçalves e Sara Esteves, pela Campo Aberto; no Clube Literário do Porto, Rua Nova da Alfândega, 22 (a São Francisco)
11 terça-feira * Janeiro * Do Tempo e da Paisagem, tertúlia com o Arq.º Paisagista Henrique Pereira dos Santos, a propósito do seu livro com o mesmo título. Na sede da Campo Aberto (ver acima)
19 quarta-feira * Janeiro *  Colher para Semear, tertúlia com José Miguel Fonseca, da associação Colher para Semear. Na sede da Campo Aberto
26 quarta-feira * Janeiro * II Parte de Ambiente uma Questão de Ética (se não foi à primeira parte, pode ir à segunda, que tem autonomia), com Maria José Varandas, a propósito do seu livro do mesmo nome. Na sede da Campo Aberto

Eng. Florestal

A AFLODOUNORTE - Associação Florestal do Vale do Douro Norte, pretende
recrutar dois Técnicos (as) Florestais para reforçar a sua Equipa
Técnica.
PERFIL PRETENDIDO:
Formação superior em Engenharia Florestal;
Com carta de condução;
Competências técnicas específicas;
Autonomia, dinamismo e iniciativa;
Capacidade de trabalho e sentido de organização;
Bons conhecimentos de informática, principalmente na área de SIG (ArcGis);
Dinamismo, Polivalência, Pro-actividade, Sentido de Responsabilidade;
Facilidade de relacionamento e gosto de trabalho em equipa;
Facilidade de comunicação e motivação;
Disponibilidade imediata.
OFERTA:
Oferecemos a possibilidade de integrar numa Associação empreendedora
que visa pelo
Associativismo Florestal, bem como remuneração ilíquida de 800 €
acrescidos de subsídio de
alimentação e encargos sociais.
Os(as) candidatos(as) interessados(as) deverão enviar CV até 17 de
Dezembro para:
E-mail: geral@aflodounorte.pt
ou
AFlodounorte
Casa Florestal de Mascanho/ Carvas,
5090-077 Murça
Todas as candidaturas serão tratadas com confidencialidade.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Recolha de bolotas‏

A Quercus-Braga costuma fazer sementeiras de carvalhos e também produzir pão de bolota (que serve no Mercado Romano e em actividades associadas ao Dia da Floresta Autóctone). Para tal é necessário apanhar bolotas, o que costumamos fazer por volta do dia do nosso aniversário (31 de Outubro). Este ano completamos 25 anos, pelo que tivemos o Congresso Quercus que nos ocupou o fim-de-semana prolongado, ficando a recolha de bolotas adiado.
É nossa intenção proceder à recolha no dia 1 de Dezembro, feriado, 4.ª-feira. Assim, pelas 10h30 partiremos de Braga em direcção à Citânia de Briteiros onde há bons carvalhos.
Quem quiser juntar-se a nós deverá enviar o seu nome, telemóvel e e-mail até dia 30 de Novembro. Quem quiser partilhar boleias que diga (receber ou dar) no e-mail pois podemos encontrar-nos no parque da ex-Bracalância (Instituto de Nanotecnologia) às 10h10.

No Mundo dos Cogumelos


Sábado 4 de Dezembro

Preço programa sem estadia:
19,50 € por pessoa, criança 9,50 €, Jantar (com bebidas) incluído (piquenique não incluído no programa).

Preço programa com estadia de 2 noites:
95 € por pessoa, criança 20 €, Jantar (com bebidas) incluído.
Entrada no dia 03 e saída no dia 05 de Dezembro.
Oferta: pique-nique



* Programa apenas com pré-reserva, data limite dia 2 de Dezembro. Contacte-nos!
Programa

    * 9.00h - Recepção dos participantes
    * 9.30h - Percurso Micológico com recolha de cogumelos na Mata da Penoita (local sujeito a alterações)
    * 13.00h - Almoço convívio (pique-nique, não incluido no programa)
    * 14.30h - Montagem da exposição micológica, com identificação dos cogumelos recolhidos
    * 17.00h- Palestras:
      “Os Cogumelos- Do livro ao Campo” (José Manuel Costa)
      “Cogumelos- Sabores ou Dissabores” (Isabel Santos)
      “Cogumelos- Mitos e Realidades” (José Manuel Costa)
    * 20.00h - Jantar Micológico

Mais informação no nosso site na pagina 
No Mundo dos Cogumelos   ou por tel. 232 857 010

Hotel Rural Quinta de Bispos
Campo de Besteiros
Tondela
Coordenadas: 40.335193 N 8.083231 O

Eng. Florestal


Município de Murça
Aviso n.º 24438/2010
Abertura de procedimento concursal comum de recrutamento para
contratação em regime de contrato de trabalho em funções públicas
por tempo indeterminado de 22 postos de trabalho, de acordo com o
mapa de pessoal.
Para efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 50.º da Lei n.º 12 -A/2008,
de 27 de Fevereiro, alínea a) do artigo 3.º e n.º 1 do artigo 19.º da Portaria
n.º 83 -A/2009, de 22 de Janeiro, torna -se público que por despacho do
Presidente da Câmara, exarado em 14 de Outubro de 2010 e deliberação
tomada na reunião do Órgão Executivo de 15 de Outubro de 2010, se
encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicação
do presente aviso no Diário da República, procedimento concursal para
contratação em regime de contrato de trabalho em funções públicas por
Diário da República, 2.ª série — N.º 229 — 25 de Novembro de 2010 57673
tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de 22 postos de
trabalho previstos no mapa de pessoal desta Câmara Municipal, para
os lugares, áreas e termos a seguir indicados:
Técnicos Superiores:
Ref. A) — Um lugar para a carreira e categoria de Técnico Superior
— Engenharia Florestal;
Ref. B) — Um lugar para a carreira e categoria de Técnico Superior
— Engenharia do Ambiente e Território;

Eng. Ambiente, Eng. Florestal


Município de Constância
Aviso n.º 24430/2010
Procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica
de emprego público por tempo indeterminado
Nos termos dos n.os 2 e 3 do artigo 6.º, artigos 50.º a 55.º da Lei
n.º 12 -A/2008, de 27 de Fevereiro e do disposto nos artigos 19.º e seguintes
da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de Janeiro, torna -se público
que, por Deliberação da Câmara Municipal de 21 de Janeiro de 2010, e
depois de consultada a DGAEP, que assegura transitoriamente as funções
da ECCRC, que informa que não tendo, ainda, sido publicitado qualquer
procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento,
e até à sua publicitação, fica temporariamente dispensada a obrigatoriedade
de consulta prévia à ECCRC, prevista no n.º 1 do artigo 4.º da
Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de Janeiro, se encontra aberto pelo prazo
de 10 (dez) dias úteis, a contar da data da publicação deste aviso, Procedimento
Concursal Comum para o preenchimento de 3 (três) postos
de trabalho, em diversas carreira e categoria, previstos e não ocupados
no Mapa de Pessoal desta Câmara Municipal, em regime de Contrato
de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado, conforme
se descrimina:
1 — Descrição sumária das funções — Funções constantes no anexo
à Lei n.º 12 -A/2008, de 27 de Fevereiro referido no n.º 2 do artigo 49.º
da mesma lei;
2 — Caracterização do posto de trabalho — em conformidade com
o estabelecido no mapa de pessoal aprovado:
Ref. A — Técnico Superior — Área de Desporto — 1 Lugar;
Ref. B — Técnico Superior — Área de Engenharia do Ambiente/
Florestal — 1 Lugar;

Cultivo de floresta impulsiona empregos no México


The New York Times
Entre 60% e 80% das florestas remanescentes do México estão sob controle das comunidades
Foto: Adriana Zehbrauskas/The New York Times
Enquanto o sol implacável do meio-dia atingia as montanhas cobertas de pinheiros de Ixtlan de Juarez, meia dúzia de homens empoleirados em uma encosta íngreme lutavam contra ervas daninhas para encontrar mudas que iam até a altura do joelho.
Libertar os minúsculos pinheiros que foram plantados no ano passado era apenas o primeiro passo dos muitos tomados por esta cidade para crescer as árvores até que estejam altas e prontas para a colheita, em meio século. Mas o povo de Ixtlan tem paciência.
“Nós somos os donos desta terra e tentamos conservar a floresta para os nossos filhos, para os nossos descendentes”, disse Alejandro Vargas, inclinado sobre seu facão durante uma pausa. “Nós vivemos disso há muitos anos”.
Três décadas atrás, os índios zapotecas no Estado de Oaxaca, no sul do México, lutaram e ganharam o direito de manejar a floresta comunitariamente. Antes disso, as empresas estatais tinham explorado seus recursos como queriam com concessões do governo federal.
Eles lentamente estabeleceram sua própria madeireira e, ao mesmo tempo, começaram a estudar a melhor forma de proteger a floresta. Agora, as empresas do município empregam 300 pessoas que colhem madeira, produzem móveis e cuidam da floresta, e Ixtlan cresceu e se tornou um exemplo de propriedade e gestão florestal comunitária, segundo especialistas internacionais.
Agora, as empresas florestais comunitárias no México vão desde as florestas de mogno da Península de Yucatán até as florestas de pinheiro e carvalho a oeste de Sierra Madre. Cerca de 60 empresas, incluindo a de Ixtlan, são certificadas pelo Conselho Florestal da Alemanha, que avalia as práticas florestais sustentáveis. Entre 60% e 80% das florestas remanescentes do México estão sob controle das comunidades, de acordo com Sergio Madrid, do Conselho Cívico de Manejo Florestal Sustentável do México.
“É surpreendente o que está acontecendo no México”, disse David Barton Bray, um especialista em manejo florestal comunitário da Universidade Internacional da Flórida, que estudou Ixtlan.
O governo mexicano pretende mostrar o sucesso do manejo florestal comunitário nas conversações sobre o clima em Cancún, na próxima semana. Apesar das negociações contenciosas sobre a redução das emissões de carbono, aquelas sobre remunerar países em desenvolvimento para que protejam suas florestas avançaram mais do que a maioria das outras questões.
Nos países em desenvolvimento, onde o Estado de Direito é fraco e sua execução irregular, apenas declarar uma floresta fora dos limites faz pouco para impedir a extração ilegal de madeira ou o desmatamento para a agricultura ou o desenvolvimento.
“A menos que as comunidades locais estejam comprometidas com a conservação e proteção das florestas isso não vai acontecer”, disse David Kaimowitz, ex-diretor do Centro para Pesquisa Florestal Internacional, ou CIFOR, que agora está na Fundação Ford. “O governo não pode fazer isso por eles”.
Um estudo recente do órgão relatou que mais de um quarto das florestas nos países em desenvolvimento são agora geridas por comunidades locais. A tendência é mundial – da China ao Brasil.
Em Ixtlan, sob tradições zapotecas, todas as decisões sobre a floresta e seus negócios são tomadas por um conjunto de 390 habitantes (na sua maioria do sexo masculino). Estes “comuneros” são necessários e contribuem com seu trabalho com a floresta e suas empresas.
“Você pode ver a harmonia”, disse Francisco Luna, secretário do comitê encarregado da floresta e seus negócios. “Para que nós vivamos em paz, temos que respeitar todas as regras”.
Muitos dos problemas que afligem outras florestas no México, como a extração ilegal de madeira e o desmatamento, são ínfimos aqui. Pedro Garcia Vidal, um engenheiro florestal que atua em Ixtlan a longa data e agora trabalha para a Rainforest Alliance, riu quando foi questionado sobre a exploração madeireira ilegal nos 48.000 hectares de floresta que a comunidade possui.
“Qualquer um que tenta seu próprio negócio ilegal é duramente julgado”, ele disse. “A assembléia é muito difícil”. O “comunero” que se atreve a funcionar como um guia para madeireiros ilegais e caçadores é considerado um traidor e perde todos os direitos de propriedade.
Mas o comando de uma assembleia de iguais com base em costumes ancestrais pode dificultar os negócios. “Leva muito tempo para chegarmos a um acordo”, disse García, cujo pai foi da geração que vendeu seus animais de criação para abrir a primeira serraria da comunidade. “A assembleia pode se tornar emocional ou técnica”.
No ano passado, as empresas da comunidade obtiveram um lucro de cerca de US$ 230.000. Desse total, 30% voltou para a empresa, outros 30% entraram na preservação das florestas e os 40% finais voltaram aos trabalhadores e à comunidade onde pagam por coisas como as pensões, uma cooperativa de crédito a juros baixos e moradia para estudantes na capital do Estado. A maioria dos engenheiros florestais da empresa e seus gestores é formada por filhos e filhas dos comuneros mais velhos, que completaram estudo universitário.
É uma mistura estranha de negócios, reconheceu Alberto Belmonte, que é encarregado de encontrar novos mercados para os móveis e a madeira serrada que Ixtlan e dois municípios vizinhos produzem.
“Vivemos um socialismo puro e simples nas comunidades, mas temos um ideal capitalista, onde dizemos: ‘Você sabe o quê? Temos de ser rentáveis’”.
Muitos dos móveis simples de Ixtlan são vendidos para o governo do Estado e a fábrica está ocupada concluindo a fabricação de móveis para um lar para crianças, com beliches e armários. Belmonte tem planos de melhorar o design e chegar ao mercado da Cidade do México.
Julio Garcia Gomes, 31, um trabalhador da serraria, voltou a Ixtlan depois de passar cinco anos em Nova Jersey, onde trabalhou ilegalmente, para aumentar a sua jovem família. O salário aqui tem aumentado desde que ele voltou, ele disse, “por causa do equipamento, por causa do treinamento”.
Ainda que um negócio auto-sustentável, Ixtlan ainda é um trabalho em andamento. Entidades não-governamentais, bem como o governo mexicano, fornecem financiamento e aconselhamento. E mesmo os mais fortes defensores do manejo florestal comunitário reconhecem que o modelo não é a resposta para a proteção das florestas de todo o mundo. Ele funciona melhor em áreas que produzem madeira de qualidade, disse Bray.
Mas é uma grande melhoria em relação ao que existia antes.
“As coisas estão funcionando”, disse Francisco Chapela, um agrônomo que veio pela primeira vez a Oaxaca há 30 anos e agora trabalha para a Rainforest Alliance, no México. “O manejo florestal é um grande sucesso”, continuou. “Se você olhar para fotografias aéreas antigas e comparar com o que é agora, a floresta está crescendo aqui”.
”Muitos empregos foram criados e um monte de dinheiro começou a chegar às comunidades”.
* Por Elisabeth Malkin
In Princesa newa

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Agros e Tetra Pak vão reflorestar Parque da Peneda-Gerês Agros e Tetra Pak vão reflorestar Parque da Peneda-Gerês

A Agros e a Tetra Pak estão a lançar uma campanha para ajudar a reflorestar o Parque Natural da Peneda-Gerês (PNPG). A campanha, que tem o slogan “O melhor para si e para a natureza”, terá enfoque na melhoria e pedagogia ambiental e na preservação da natureza, sendo a verba angariada aplicada com a supervisão do ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade).

Segundo explicam as empresas em comunicado, a campanha envolverá directamente o consumidor, apelando para a reciclagem das embalagens da Tetra Pak e clarificado a cor do ecoponto onde estas devem ser depositadas, o amarelo.

Por cada embalagem de leite Agros UHT ou Biológico correctamente depositadas no ecoponto amarelo, as empresas vão contribuir com três cêntimos para a regeneração do PNPG.

“A preservação da natureza e do património ambiental fazem parte da génese da marca Agros. O projecto materializa de forma inequívoca os valores e o posicionamento da Agros, ao mesmo tempo que assume um carácter pedagógico, motivando o consumidor para uma atitude cívica e empenhada na reciclagem”, explicou a directora de marketing da Lactogal, Cristina Vasconcelos.

Os resultados do projecto vão reverter para a regeneração de cerca de seis hectares de terrenos baldios em Vilar da Veiga, que serão reflorestados com espécies autóctones.

“Estamos muito contentes com o lançamento deste projecto, com o qual conseguimos aliar duas preocupações da máxima importância: protecção da natureza e reciclagem”, explicou, por sua vez, a directora de comunicação da Tetra Pak, Vera Norte.

O PNPG é uma área protegida com uma extensão de cerca de 70 mil hectares. “Vemos com muito agrado o envolvimento da sociedade civil e, nomeadamente, do sector empresarial na preservação das áreas protegidas”, concluiu o director do departamento de gestão de áreas classificadas do norte, Lagido Domingos. In Greensavers


Serra d'Arga recebe presidente da Fundação Yves Rocher para projeto de reflorestação


O presidente da Fundação Yves Rocher desloca-se, a 30 de novembro, ao Alto Minho, para lançar oficialmente os trabalhos de plantação de árvores autóctones na Serra d’Arga, que aquela instituição vai apoiar, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima especifica que aquela plantação se enquadra no projeto “Criar Bosques”, da Quercus, que visa a plantação de espécies autóctones, em diferentes localidades de Portugal, com o objetivo de salvar a floresta original portuguesa.

Para a concretização deste projeto, a Quercus celebrou, em agosto de 2010, um protocolo com a Fundação Yves Rocher, pelo qual esta se compromete a replantar a Serra d’Arga, nos próximos quatro anos, com árvores e arbustos autóctones pertencentes a várias espécies.

A contribuição da Fundação Yves Rocher insere-se numa iniciativa mais ampla e à escala mundial, a campanha “Plantemos para o Planeta: Mil milhões de árvores para o Planeta”, lançada em 2006 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que incentiva a plantação de árvores em todo o mundo como resposta à ameaça do aquecimento global.

A Yves Rocher irá, até ao final de 2014, plantar 50 milhões de árvores em vários países.

A 30 de novembro, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, concelho de Viana do Castelo, o presidente da Fundação, Jacques Rocher, dá o pontapé de saída na plantação na Serra d’Arga.

A CIM sublinha a importância desta iniciativa, lembrando que só este ano a vaga de incêndios teve no Alto Minho uma “incidência devastadora”, com cerca de 30.650 hectares ardidos, o que significa 20 por cento da sua área florestal, “situação que não tem paralelo no País”.

A Serra d’ Arga, dada a sua elevada biodiversidade, está integrada na Rede Natura 2000, “o que se traduz na necessidade de preservar e proteger os habitats naturais da fauna e flora selvagens”. In Correio do Minho


Legislação





Resolução
da Assembleia da República n.º 129/2010

Assembleia da
República

Recomenda ao Governo a adopção de medidas para a protecção do Museu da Cortiça

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Divulgação das actividades da Fundação Mata do Buçaco



Eng. Florestal


Progesflorestal
 
. Licenciatura em Engenharia Florestal (preferencialmente) ou afins.
. Conhecimentos relacionados com SIG (arcgis) e outros.
. Local de trabalho: Grândola / Santiago do Cacém.
Os(as) candidatos(as) interessados(as) deverão enviar CV ate 14 de Janeiro paracv.progesflorestal@gmail.com
Todas as candidaturas serão tratadas com confidencialidade.

Eng. Florestal


CEDRUS
A Cedrus, Associação de Produtores Florestais de Viseu, está à procura de um Técnico Florestal (Licenciatura em Engª Florestal), com alguma expriência em Projectos Florestais e Cartografia Digital.
Este pedido, é urgente, ao qual devem entregues curriculum´s até dia 30/11/2010, para entrevista.
 
CEDRUS-Associação de Produtores Florestais de Viseu
Rua do Arrabalde,n.º 25   3500-084 Viseu
Tlf./Fax: 232432559
Tlm.: 963426322/913357209
e-mail: geral@cedrusviseu.org
Visite-nos em www.cedrusviseu.org

Sonae prepara projecto de sustentabilidade para as florestas


Sonae prepara projecto de sustentabilidade para as florestas

A Sonae vai lançar um projecto na área das florestas, anunciou anteontem o seu chairman, Belmiro de Azevedo, durante o Fórum de Sustentabilidade Sonae, que se realizou na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico.

“É tempo para tentar fazer um projecto rápido e que não consuma capital. São projectos que envolvem cinco, dez ou 15 mil euros”, explicou Belmiro de Azevedo, citado pelo Diário Económico.

Este é um projecto para as florestas, mas também poderia ser para a “agricultura ou pescas”, ou seja, áreas “que foram abandonadas pelo Governo”.

De acordo com o Diário Económico, a intenção da Sonae é envolver a Cotec, os bombeiros e a indústria que trabalha com matérias-primas de florestas de pinho, eucalipto e sobreiro.

“Se não cuidarmos da floresta perdem-se três a quatro mil milhões de euros, sobretudo de exportação de pasta, papel, madeira e cortiça”, disse o empresário.

Aliás, segundo Belmiro de Azevedo, a Sonae já estará mesmo a trabalhar com o Governo e com empresas para fazer uma espécie de “clube de produtores da floresta”, à semelhança do que existe para os agricultores que são também fornecedores do Modelo e Continente, super e hipermercados do grupo Sonae.

Segundo o presidente do Fórum de Sustentabilidade da Sonae, Carlos Bianchi de Aguiar, a sustentabilidade é uma “marca de coerência” no universo Sonae, que é composto por “empresas comprometidas com o País e com o mundo, preocupadas com o desperdício”.

Aliás, ainda segundo Belmiro de Azevedo, “a sustentabilidade é a pedra mias bem assente que temos no grupo”. “Podemos fazer melhor ou pior, mas os valores da Sonae são a globalização”, concluiu o chairman do grupo durante o Fórum de Sustentabilidade.

Artigos Relacionados

  1. Governo britânico quer vender metade das florestas do País
  2. Secretário de Estado das Florestas quer desempregados a limpar matas
In Greensavers

Legislação Comunitária

Regulamento nº 995/2010 de 15 de Novembro de 2010
JO L 295 - Série L
 
 
Regulamento (UE) n.o 995/2010 do Parlamento
Europeu e do Conselho, de 20 
de Outubro de 2010, que fixa as obrigações 
dos operadores que colocam no 
mercado madeira e produtos da madeira

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estudo: Wi-Fi deixa árvores doentes

As redes Wi-Fi são prejudiciais às árvores de folha caduca, de acordo com um estudo de um grupo de instituições holandesas. A radiação causa variações significativas no crescimento das plantas, assim como sangramentos e fissuras na casca, explica a pesquisa.

A cidade holandesa de Alphen aan den Rijn ordenou, há cinco anos, que se verificasse as anomalias até então inexplica´veis que surgiam nas árvores, que não poderiam ser atribuídas a um vírus ou infecção bacteriana. Naquele país, cerca de 70% do arvoredo em áreas urbanas apresenta os mesmos sintomas, quando, há cinco anos atrás, apenas 10% estava doente.

Segundo o estudo, que expôs 20 partes de árvores a diferentes fontes de radiação, por um período de três meses, os campos electromagnéticos das redes de telefonia móvel e sem fio são os principais culpados pelas suas doenças, mas as partículas ultrafinas de poluição, emitidas pelos veículos, também poderão contribuir para o problema.

As árvores mais próximas das redes Wi-Fi apresentaram um «brilho cor de chumbo» nas suas folhas, um fenómeno causado pela morte da epiderme superior e inferior das folhas, que acabou por resultar na sua morte. Ainda assim, segundo os cientistas, mais investigações serão necessárias para confirmar os efeitos e determinar as consequências a longo prazo.

In Diário Digital


Movimento quer fazer do sobreiro a árvore nacional de Portugal


Helena Geraldes

A ideia de Portugal ter uma árvore nacional já ganhou raízes. Duas organizações lançaram um movimento para que o sobreiro receba este estatuto simbólico, a fim de travar a perda dos montados.

O Canadá tem o plátano, a Inglaterra o carvalho e Portugal poderá vir a ter o sobreiro.

“Ao contrário do que se possa pensar, esta árvore está presente em todo o território nacional, não apenas no Alentejo. E não nos podemos esquecer da sua importância vital aos níveis social, cultural e económico”, justificou ao PÚBLICO Miguel Rodrigues, da Árvores de Portugal que, com a Transumância e Natu¬reza (ATN), é responsável por esta iniciativa.

O território nacional do sobreiro (Quercus suber) estende-se por 737 mil hectares, segundo o Inventário Florestal Nacional de 2006. Ou seja, 32 por cento da área que a espécie ocupa no Mediterrâneo ocidental.

Além da importante biodiversidade associada aos montados, o sobreiro ajuda a travar a desertificação do solo e a gerar receitas da exploração da cortiça. Segundo os responsáveis pela iniciativa, o país produz cerca de 200 mil toneladas de cortiça por ano, mais de 50 por cento do total mundial. “A perda desta liderança representaria um descalabro económico, social e ambiental sem paralelo para o nosso país”, alertam.

Ainda que o sobreiro esteja protegido por lei, desde Maio de 2001, Miguel Rodrigues considera que “a legislação por si só não tem conseguido travar o declínio do sobreiro. Há sempre excepções que se abrem na lei, ao sabor das decisões que vão sendo tomadas”.

Há vários anos que Domingos Patacho, da Quercus, tem denunciado o abate ilegal de sobreiros. E hoje, contou, “continuam a existir denúncias, especialmente na zona envolvente da Grande Lisboa”.

Ricardo Nabais, da ATN, também é da opinião que, perante grandes projectos, “a protecção legal não é suficiente. É preciso acarinhar a árvore enquanto símbolo de Portugal”. “Queremos atingir a maioria da população portuguesa”, disse.

Além dos abates de árvores para dar lugar a projectos imobiliários, a ameaça aos sobreirais tem outras origens. “O que está a matar o sobreiro é o efeito de muitos anos de má gestão dos montados, como o excesso de pisoteio pelo gado, excesso de matéria orgânica e uma gradagem do solo demasiado profunda”, explicou Miguel Rodrigues. Os vedantes sintéticos, em substituição das rolhas de cortiça, “podem ser a machadada final”.

Ainda assim, o país tem grandes manchas de montado e árvores monumentais. Segundo os dados da Autoridade Floresta Nacional relativos a 2008, existem 41 sobreiros classificados como árvores de interesse público. Miguel Rodrigues estima que aquele que será o sobreiro mais antigo e o maior situa-se em Pai Anes, Castelo de Vide. Terá cerca de 500 anos. “Isto é uma coisa fabulosa para um sobreiro, dado que costuma viver 200 anos”. No entanto, esta árvore “deverá estar já fase terminal da sua vida e perdeu, há cerca de dois anos, uma das pernadas principais, da grossura de um sobreiro adulto”.

Miguel Rodrigues adiantou que está em fase de classificação o sobreiro da Corte Grande, em Monchique. Este é, “provavelmente, o maior do Algarve e um dos maiores do país”.

As duas associações vão convidar uma lista de entidades para formar um núcleo inicial da iniciativa, entre as quais universidades, associações de defesa do ambiente e associações florestais. Depois vão preparar um documento técnico que justifique a classificação e, por fim, lançar uma petição para levar à Assembleia da República.

Mas o trabalho não acaba por aqui. “Depois de classificar, queremos ver o que tem de ser feito para travar a perda do montado e recuperá-lo”, explicou o responsável, salientando a importância de uma estratégia para a reflorestação, em vez das plantações “pontuais para aproveitar subsídios europeus”. In Ecosfera



Divulgação do Floresta do Interior

Em Setembro divulgamos o projecto EEFOREST desta fez fazem eles divulgação ao Floresta do Interior.

Esperemos que obtenham bons resultados e que possam partilhar com os interessados.

Bom continuação e obrigado, pela divulgação, sempre que quiserem que o Floresta do Interior divulgue algo é só dizer.

Quercus Convite: Recuperação do Rio Alcabrichel‏

Abate ilegal de sobreiros na Mata do Duque em Santo Estêvão Quercus alerta para necessidade de maior controle no negócio da lenha

A Quercus neste que é o Dia da Floresta Autóctone vem denunciar mais um abate ilegal de sobreiros, desta vez numa área de montado da Mata do Duque em Santo Estêvão, no concelho de Benavente.

Após termos recebido a denúncia, deslocámo-nos ao local para confirmar o abate de sobreiros e aí constatámos que foram cortadas muitas dezenas de árvores e que eram visíveis vestígios de ramos e folhagem verde. Verificámos também a presença de um tractor com atrelado, carregado de troncos de árvores verdes não cintadas, em lotes do empreendimento imobiliário da Mata do Duque II, promovido pela Benim – Sociedade Imobiliária, SA, na freguesia de Santo Estêvão, em Benavente.

A situação foi também detectada recentemente pelo Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR, através da equipa de Coruche, a qual segundo a informação existente levantou um auto de contra-ordenação pelo abate ilegal de 27 sobreiros em bom estado vegetativo, apesar da empresa apenas estar autorizada a cortar sobreiros secos.

Dada a gravidade da situação, a Quercus solicitou esclarecimentos à GNR e apelou à maior vigilância do período de abate de sobreiros autorizados por motivos de doença, dado que existem operadores que comercializam madeira proveniente de árvores cujo abate não está autorizado.

Estado deve regular comércio de madeira e biomassa
A Quercus tem detectado outras situações idênticas, que decorrem de abates não autorizados de espécies protegidas, cuja madeira entra no circuito comercial de venda de lenha, sem controlo do Estado dada a falta de regulamentação e fiscalização.
O tipo de madeira e biomassa em geral, envolvidos nestas operações, devem ser devidamente caracterizados e regulados legalmente pelo Ministério da Agricultura.

Quercus exige responsabilização pelo abate ilegal de sobreiros
Para além do levantamento do respectivo auto de notícia devido ao abate ilegal de sobreiros, a Quercus exige que a Autoridade Florestal Nacional instrua o processo de contra-ordenação de forma consequente para salvaguarda do povoamento de sobreiros existente.

Lisboa, 23 de Novembro de 2010

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Plantação dia 30/11 em Viana do Castelo‏

no dia 30-11-2010 dar-se-á início à plantação de 5.000 árvores/
arbustos autóctones em Montaria, Viana do Castelo - ver acesso a
partir do Porto em

Hora: 8:45 no local de plantação
 
Contactos:
 
Inscrições obrigatórias até 26/11/2010, para:
 
– Miguel Sampaio:  miguelsampaio@quercusancn.pt
 
- Paulo Monteiro:  criarbosques@quercusancn.pt
 
Obs: Temos enxadas e luvas para os voluntários.
 
 
Agradecemos a vossa presença e/ou

a divulgação da iniciativa junto de
potenciai interessados.

domingo, 21 de novembro de 2010

DESEMPREGADOS VÃO LIMPAR FLORESTAS

Anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Protecção Civil no primeiro Encontro de Sapadores Florestais do Distrito da Guarda, realizado na Mêda
DESEMPREGADOS VÃO LIMPAR FLORESTAS

Os Governos Civis vão convocar beneficiários do subsidio de desemprego para a limpar as florestas, em apoio ao trabalho efectuado pelos sapadores florestais. A medida foi anunciada na semana passada, na Mêda, pelo secretário de Estado da Protecção Civil.
Vasco Franco participou no I Encontro de Sapadores Florestais do Distrito da Guarda, realizado na sexta-feira, onde revelou que «vão ser criadas equipas que envolvem pessoas no desemprego para trabalhos de silvicultura preventiva, como abertura de caminhos e limpeza de florestas». O governante considerou que a Guarda «está bem em termos de meios de trabalho no terreno, mas tem particularidades», como o pastorícia. «Sabemos que a renovação dos pastos é uma necessidade dos pastores, pelo que pretendemos conseguir que este processo se faça de uma forma organizada e não clandestina», declarou. Vasco Franco anunciou ainda que os serviços da Protecção Civil estão a fazer «uma análise cada vez mais fina, ao nível da freguesia, com a geo-referenciação dos locais de início das ignições, para depois procurarmos e sensibilizarmos as pessoas e evitar essas ignições».
O secretário de Estado destacou igualmente o projecto “Self Prevention”, uma iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Douro/Duero, que pretende introduzir 150 mil cabras nesta região transfronteiriça, sublinhando o seu «potencial para a actividade económica nas regiões transfronteiriças e num contexto de comercialização». In o interior

Finalmente um atitude de jeito.....

Lançamento de livro "Mulheres Corticeiras"

O livro constitui o terceiro volume da Colecção: «História, Cultura e Política Florestal», da ONGA Euronatura e o seu lançamento ocorrerá no próximo dia 30 de Novembro 2010, pelas 18h00, no decorrer da Feira do Montado (em Portel), com a presença da investigadora Stefania Mattarello, coordenadora do projecto, e com a intervenção do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Pedro Barreiro, de um representante da Secretária de Estado da Igualdade, da engenheira florestal Sofia Leal e da produtora florestal Teresa Ramada-Curto.
convite
Carregue aqui para ler o press release.

Eng. Florestal


APFC - Associação de Produtores Florestais de Coruche
Nº 1105
 
Data de registo: 2010-11-19 
Tipo: Procura 
Título: Engenheiro(a) Florestal 
Localidade: Coruche 
Descrição: A APFC - Associação de Produtores Florestais de Coruche procura Engenheiro Florestal para integrar a equipa técnica. 
 
 
Autor: APFC 
E-Mail:  apfc@apfc.pt
Telefone/Contacto:   
Observações:  Enviar CV detalhado para apfc@apfc.pt, até final do mês de Novembro

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Apanha de bolota em Ponte Sôr‏

PONTE DE SÔR
 
 
Data: 04-12-2010    Hora: (por definir)
 
Local: Casal Vale de- Salteiros (freguesia de Longomel; 
concelho de
Ponte de Sôr)
 
Encontro: (por definir)
 
Contactos:
Inscrições - Miguel Sampaio miguelsampaio@quercusancn.pt

3ª edição do Curso de Identificação de Cogumelos, ISA, Tapada da Ajuda‏

O NUBISA tem o prazer de anunciar que já se encontram abertas as inscrições para a 3ª Edição do Curso de Cogumelos.
Este decorrerá nos dias 20 e 21 de Novembro e será composto por três componentes: Teórica, Teórica-Prática e Prática.

As inscrições podem ser realizadas na AEISA, junto à Anabela, ou enviando um e-mail para nubioisa@gmail.com.
(20 bios)

Existem 20 vagas! Inscreve-te já!

Para mais informações não hesitem em contactar-nos para o nosso email.

Saudações Biológicas!
Equipa NuBISA

--
NUBISA
Secção da AEISA
Tapada da Ajuda 1349-017
Lisboa - Portugal
www.nubioisa.blogspot.com

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Exposição/Conversas sobre Floresta/Biodiversidade

Nos dias 22 e 23 de Novembro realiza-se uma exposição comemorativa do Dia da Floresta Autoctone, em Valongo.
A exposição enquadra-se no ambito do projecto "Jovens, ambiente e cidadania na Região Norte" promovido pelo Intervirmais em parceria com os Ecoclubes e com a CM de Valongo, nesta iniciativa.

O objectivo é, articulando com as entidades da floresta, escolas e público em geral, poder criar um espaço onde se honora a
floresta, com animação, acções de reflorestação e conversas sobre as temáticas. (http://jovensambienteecidadania.wordpress.com/)

Cortiça de São Brás de Alportel serve de presente na Cimeira da NATO


São Brás de Alportel, Faro, 16 nov (Lusa) -- Sessenta gravatas em pele de cortiça, matéria prima extraída dos sobreiros algarvios, vão ser distribuídas pelos chefes de Estado e de Governo que visitam Portugal no âmbito da Cimeira da NATO, que decorre na próxima sexta-feira e sábado.

"Os presentes são uma oferta Pelcor e é uma forma de promover a marca portuguesa e a cortiça algarvia a nível internacional", declarou Sandra Correia, proprietária da empresa Pelcor, que tem sede em São Brás de Alportel, garantindo que "o Governo não teve custos com as lembranças".

Em declarações à agência Lusa, Sandra Correia explicou que "todos os chefes de Estado e de Governo vão receber gravatas em pele de cortiça, dentro de um copo concebido para o efeito e gravado com o escudo português".

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Guia de Boas Práticas Higio-sanitárias de Caça Maior


Boas Práticas Higio-sanitárias de Caça Maior
Boas Práticas Higio-sanitárias de Caça Maior

A Autoridade Florestal Nacional e a Direcção-Geral de Veterinária, em colaboração com as organizações do sector da caça, nomeadamente a Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses-CNCP, o Clube de Monteiros do Norte-CMN, a Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça-ANPC, a Federação Portuguesa de Caça-FENCAÇA, e o Clube Português de Monteiros-CPM, produziram o presente guia de boas práticas higio-sanitárias de caça maior.

Guia de Boas Práticas Higio-sanitárias de Caça Maior no sítio da Autoridade Florestal Nacional ligação

12-11-2010

Colóquio "A Castanha: Oportunidades de Negócio"


A castanha é um produto local com grande potencial no território Arouca Geopark e, por esse motivo vai estar em discussão no próximo dia 20 de Novembro, no colóquio intitulado “A Castanha: Oportunidades de Negócio” a decorrer na sala de conferências do Hotel S. Pedro, às 17h00.

Neste colóquio estarão presentes António Carlos Duarte, da AGA - Associação Geoparque Arouca; Augusto Assunção, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte; Pedro Quaresma, da Associação Florestal Entre o Douro e Vouga; Luís Maia, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte – Delegação Regional do Entre Douro e Vouga, Isabel Vasconcelos e Margarida Belém, vereadoras da Câmara Municipal de Arouca, no sentido de serem debatidas as oportunidades de negócio deste produto.

A este painel de oradores seguir-se-á um jantar convívio no restaurante do Hotel S. Pedro, sob a temática “Menu de S. Martinho” seguido de magusto e baile, com um custo de 15€ por pessoa e 5€ por criança.

As inscrições para participar no colóquio e/ ou jantar são obrigatórias e encontram-se abertas até ao dia 17 de Novembro de 2010, no edifício do posto de turismo/ AGA, ou através dos seguintes contactos: email: geral@geoparquearouca.com | telefone: 256 940 254 | 256 943 575.

Participe nesta actividade e venha descobrir as potencialidades da Castanha!
[Voltar]
Descarregar: Programa - Comemorações de S. Martinho

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Acção de Voluntariado - Recuperação de um troço do rio Alcabrichel





27 e 28 de Novembro - Ramalhal, Torres Vedras
A Quercus convida todos os interessados a participar no 1º fim-de-semana de voluntariado a realizar-se nos próximos dias 27 e 28 de Novembro e que se enquadra no projecto de recuperação de um troço do rio Alcabrichel. A organização oferece a estadia a quem precisar (Pousada da Juventude da Areia Branca) e o jantar-convívio de sábado. Participe!


Programa previsto



Dia 27
10.30h - Encontro em frente à Junta de Freguesia do Ramalhal
11.30h - Início dos trabalhos
13.00h - Almoço em pic-nic no local (a cargo dos participantes)
14.30h - Reinício dos trabalhos
20.00h - Jantar-convívio (oferecido pela organização)

Dia 28
9.30h - Início dos trabalhos
13.00h – Almoço
14.30h - Reinício dos trabalhos
16.00h - Fim dos trabalhos. Despedida.

Tarefas a realizar
Revestimento (esteiras) com ramos vivos de salgueiro e com canas mortas. Instalação de faxinas. Construção de grade viva. Plantação de árvores e arbustos.

Como chegar
Link para mapa de localização. 


Inscrições limitadas a 16 pessoas e até dia 25 de Novembro.


Inscrições e informações para: fcnatureza@quercus.pt

--------------------------------------------------------------

Salvar o ruivaco do Oeste no rio Alcabrichel

A Quercus tem em curso um trabalho que visa a reabilitação de um troço do rio Alcabrichel, tendo em vista a criar condições para o repovoamento do ruivaco do Oeste (Achondrostoma occidentale), espécie endémica de Portugal, que se encontra criticamente em perigo de extinção. O ruivaco do Oeste só existe em dois rios da Estremadura – Alcabrichel e Sizandro (provavelmente extinguiu-se no Safarujo em 2005) – sujeitos a formas extremas de poluição por esgotos urbanos, poluentes de origem agrícola, descargas de instalações pecuárias e à degradação da vegetação natural das suas margens. A Quercus, em parceria com outras entidades, está neste momento a reproduzir em cativeiro cinco espécies de peixes de água doce criticamente em perigo, prevendo-se que em 2011 haja condições para efectuar o primeiro repovoamento com o ruivaco do Oeste. O projecto está a colaborar com os proprietários, tendo em vista a realização de acções de remoção de infestantes, nomeadamente a cana (Arundo donax), estabilização das margens e instalação de vegetação, diversificação do leito e construção de fundões que conservem água no Verão e possível instalação de deflectores e refúgios. Estão também inventariados os focos de poluição, procurando sensibilizar as comunidades locais e exigir que os agentes económicos com impacte nos cursos de água adoptem comportamentos mais correctos para com o ambiente.

Este projecto resulta da subscrição de um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica entre a UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A, e a Quercus.

Conta igualmente com o apoio do Município de Torres Vedras, da Junta de Freguesia do Ramalhal e do Centro de Biociências do ISPA - Instituto Universitário.