quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ação de voluntariado integrada no Projeto BRIGHT (LIFE+ / Natureza e Biodiversidade) para assinalar Dia da Floresta Autóctone





Grupo de crianças plantou arbustos e espécies autóctones na Mata Nacional do Buçaco



A Fundação Mata do Buçaco assinalou hoje, dia 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone, com um grupo de crianças da Escolas EB1 da Vacariça.



Os mais pequenos plantaram árvores e arbustos de espécies autóctones na zona do Pinhal do Marquês. A ação, que decorreu também no âmbito do Ano Internacional das Florestas, está integrada no Projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats), que tem como objetivo primordial a conservação da floresta autóctone da Mata Nacional do Buçaco.



A manhã foi inteiramente dedicada à plantação de espécies autóctones, como forma de realçar a importância da conservação das florestas naturais. Sobreiros, medronheiros, castanheiros, carvalhos e folhados foram algumas das espécies plantadas, pelas cerca de 40 crianças da escola da Vacariça, concelho de Mealhada, no Pinhal do Marquês.



A plantação realizou-se de manhã, após uma pequena abordagem teórica sobre as espécies autóctones plantadas, sendo o entusiasmo bem visível na cara das crianças. Cada uma plantou, uma árvore ou um arbusto, recorrendo ao uso da enxada e sempre com o apoio dos professores e dos colaboradores da Fundação Mata do Buçaco.



Esta ação que serviu ainda para realçar a importância da preservação das florestas para a conservação da biodiversidade e proteção da Natureza.



O Dia da Floresta Autóctone foi, assim, celebrado por crianças e adultos, numa iniciativa da Fundação Mata do Buçaco, no âmbito da Ação D.2. (Programa de Ações de Sensibilização e Voluntariado – Escolas), do Projeto BRIGHT.





Ainda no âmbito do Dia da Floresta Autóctone, 50 voluntários dos Ecoclubes, com a colaboração Floresta Unida, vão ajudar a erradicar plantas invasoras e vão plantar 50 árvores autóctones, na Mata Nacional do Buçaco, no próximo dia 26 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário