domingo, 13 de novembro de 2011

Apanha da Bolota em Numão






 O Ano Internacional das Florestas - 2011 oferece uma oportunidade única de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo. Neste contexto a Quercus - Núcleo Regional da Guarda a Junta de Freguesia de Numão resolveram realizar mais uma experiências positivas e valiosas para promover uma gestão florestal sustentável.



No dia 10 de Novembro assinalou-se o Dia da Bolota, e neste sentido um grupo de Jovens da Aldeia SOS e um grupo de Jovens de Numão, realizaram uma apanha da bolota de forma a comemorar este dia.

A preocupação ambiental e a possibilidade de reunir jovens de forma alerta-los para as preocupações ambientais, de forma a criar laços através de uma maior consciencialização ambiental, foram os objectivos da acção. Dando continuidade a um trabalho de sensibilização que a Quercus têm vindo a desenvolver, deu-se início a mais uma apanha da bolota, recordo que a 1ª tinha acontecido na Guarda (uma semana antes). Na opinião do eng. Ricardo Nabais (dirigente da Quercus)era necessário alargar o âmbito territorial das acções,  neste contexto foi decidido realizar esta actividade no Concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Numão e a sua população mais uma vez viram a aldeia ser invadida de jovens, que durante um dia mostraram à comunidade  as preocupações ambientais que os movem. Cerca de 100kg de bolota foram apanhados, e que serão  plantados num futuro próximo os mesmos jovens ajudem na plantação de mais um espaço verde, nesta comunidade.



Assim, o Núcleo da Quercus conta com algumas centenas de Kg de bolotas, sendo pretenção dos dirigentes e voluntarios vir a distribuir estas bolotas nas várias escolas do distrito da Guarda, para posterior plantação. Trata-se de uma iniciativa inteiramente independente que não movimenta qualquer quantia monetária, encargo ou obrigatoriedade de fidelização. Neste contexto, aproveitamos para lançar o repeto às instituições que queiram colaborar nesta iniciativa, (recepção e plantação das bolotas), que entrem em contacto com o núcleo, uma vez que disponiibilizando um dos voluntários o acompanhamento da actividade.  Contactos:  QUERCUS - Núcleo Regional da Guarda  Apartado 156 - 6301-954 Guarda Tlm. 931 104 568 Mail: guarda@quercus.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário